terça-feira, 19 de abril de 2011

Adamantina + 10: Teatro, circo e dança foram discutidos sábado em Conferência Setorial

Conferência setorial de teatro, dança e circo, traça perspectivas para 2011-2021


No último sábado (16), às 16h, foi realizada nas dependências da Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Baptista de Aquino” a terceira conferência setorial, desta vez voltada para as pautas de teatro, circo e dança.

Foi a terceira das oito conferências setoriais que levantarão subsídios, em cada área, para a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Adamantina, um conjunto de diretrizes para a área de cultura local, para os próximos 10 anos.

O foco principal das propostas foi o fomento às artes cênicas, com ênfase nas atividades formativas continuadas, e na busca de melhor estrutura física e técnica para a produção e difusão teatral, em Adamantina.

O principal porta-voz das propostas foi o representante da Cia Báquicos de Teatro, Tiago Casado. Suas sugestões foram endossadas pelo grupo de representantes do segmento, presente à Conferência.

Tiago disse que os participantes da Companhia e aqueles que produzem teatro prezam pela continuidade das ações desenvolvidas no município e destaca que há oportunidades para muitos outros contribuírem nesse segmento, evidenciando a participação local, e regional, envolvendo os diversos atores.

Ele destacou a necessidade de promover ações como festivais e mostras de arte com participação exclusiva de atores locais e promover ações formativas continuadas com profissionais de referência no campo do teatro.

Cintia Scoriza, também representando o segmento das artes cênicas, invocou a preocupação de ações contínuas, para iniciantes, e a realização de trabalhos continuados, de aperfeiçoamento, que não se restrinjam exclusivamente à iniciação teatral.

Retomando as discussões, Tiago defendeu a criação de uma política de edital público para o teatro e outras áreas, que permitiria a injeção de recursos pela Prefeitura Municipal, visando a produção teatral e de outras áreas.

Por fim Tiago Casado – que também é integrante do Conselho Municipal de Cultura de Adamantina – citou a ausência do Conselho na participação das ações da Secretaria Municipal de Cultura e invocou que deve haver compromisso dos conselheiros, o que foi endossado por todos os presentes

Agenda das Conferências Setoriais

A discussão sobre teatro, circo e dança foi a pauta da terceira Conferência Setorial, em 16 de abril. Outras duas já foram realizadas: audiovisual, fotografia e inclusão digital, no dia 13 de abril, e livro e leitura, dia 14, todas realizadas na Biblioteca Municipal.

Os três temas seguintes serão debatidos no Plenário da Câmara Municipal: “Música”, dia 30 de abril, às 16h; “Hip-Hop e Cultura das Ruas”, em 14 de maio, às 16h; e “Artes Plásticas, Artesanato e Folclore”, em 17 de maio, às 17h.

Os dois temas finais serão debatidos novamente na Biblioteca: “Patrimônio Histórico e Cultural”, em 18 de maio, às 20h; e “Gestão e Institucionalidade da Cultura”, em 19 de maio, às 20h.

Depois de todas as propostas levantadas, será elaborado um texto base que estará disponível para apreciação e participação popular, por meio de consulta pública, no período de 5 a 15 de agosto, no blog da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, em www.culturaadamantina.blogspot.com.

O fechamento das propostas será a III Conferência Municipal de Cultura, agendada para 18 de agosto, às 20h, no Salão Paroquial São José (Igreja Santo Antonio). O resultado final, da plenária, irá subsidiar o Conselho Municipal de Cultura na elaboração de Deliberação com a proposta de texto, que por sua vez será encaminhada ao Executivo e este à Câmara Municipal.

Todo o programa das conferências setoriais, III Conferência Municipal de Cultura e a elaboração do Plano Municipal de Cultura e Sistema Municipal de Cultura de Adamantina recebeu o nome de “Adamantina + 10”. O calendário das ações foi definido pelo prefeito Kiko Micheloni e está no Decreto 4.969, de 25 de março de 2011.

Saiba mais

A decisão pela elaboração do plano e sistema municipais de cultura atende a Lei Nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010 (que institui o Plano Nacional de Cultura) e o Acordo de Cooperação Federativa firmado entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura do Município de Adamantina (Processo 01400.007616/2010-41).

O acordo de Cooperação Federativa foi publicado no Diário Oficial da União em 6 de janeiro de 2011 e prevê uma série de ações conjuntas com o objetivo de estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura com implementação coordenada e/ou conjunta de programas, projetos e ações, no âmbito e competência do Município de Adamantina.

Essa condição coloca Adamantina na condição de pioneira, na região, em sistematizar a gestão pública de cultura por meio do Plano e Sistema municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!