sexta-feira, 15 de abril de 2011

Adamantina+10: Propostas para livro e leitura foram apresentadas na segunda conferência setorial

A discussão sobre livro e leitura foi o ponto central da segunda conferência setorial, realizada ontem (14), nas dependências da Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”.

Foi a segunda das oito conferências setoriais que levantarão subsídios, em cada área, para a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Adamantina.

Participaram representantes da Biblioteca Municipal, Biblioteca Acadêmica da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), da Escola Helen Keller, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina e Conselho Municipal de Cultura.

Durante o encontro foram apresentadas várias sugestões, com foco no fomento ao livro e à leitura, com o desafio principal de estimular e potencializar o acesso aos livros, criação de programas de fomento à leitura, contadores de história e abertura dos espaços de biblioteca e salas de leitura das escolas aos finais de semana.

Sugestões pontuais também foram apresentadas pelos participantes, como a instalação de espaços de leitura em locais de grande concentração, como postos de saúde, terminal rodoviário e fábricas, com pequenos acervos, que em forma de rodízio circulariam nesses locais.

Outras sugestões são: criação de clube de leitura e salas específicas para contadores de história, em ambiente devidamente preparado para receber crianças; oficinas de produção literária; eventos literários com a presença de escritores locais, regionais e nomes consagrados.

As discussões também foram pautadas no sentido de potencializar os recursos virtuais, como redes sociais, por exemplo, para ampliar o diálogo do setor com o público, bem com a oferta de um módulo virtual da Biblioteca Municipal de Adamantina. As ações sugeridas visam também priorizar o foco na criança, para despertá-la ao hábito à leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!