quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cultura apresenta programação de agosto


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina divulgou a programação de atividades culturais para agosto, que vem recheada de espetáculos. Toda a programação tem entrada franca.

A primeira atividade de agosto acontece neste domingo, 7, com a sétima edição do Rock no Parque, a partir das 15h, no Parque dos Pioneiros. Este ano, o maior evento de rock aberto ao público de toda a região conta com as bandas locais Toxina, Slyver, Voodoozela, Vaso Ruim, Apocrypha e Umbigo.

O encerramento será feito com a banda convidada “Velhas Virgens”, umas das bandas mais desbocadas e divertidas do Brasil. Na Banda, Paulão (gaita e voz), Cavalo (guitarra), Tuca Paiva (baixo), Roy Carlini (guitarra), Simon Brow (bateria) e Juliana Kosso (vocal). Velhas Virgens trará a Adamantina o show comemorativo aos 25 anos da banda.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, com produção da AEC – Associação Educacional, Cultural e Comunicação Social de Adamantina, e apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

Orquestra de câmara

Por meio do Circuito Cultural do SESI, será realizado no dia 13, às 20h30, no Auditório da Escola Eudécio Luiz Vicente o espetáculo “A história através da música”, com a orquestra de câmara Cantilena Ensemble.



O espetáculo conta a história do Brasil de forma musical e diferente. Durante o concerto, o grupo executará partituras representativas da música erudita brasileira, acompanhada pelos comentários do jornalista Irineu Franco Perpetuo. Em seu texto, Irineu conceitua grandes artistas eruditos brasileiros e explica através dos séculos passados a formação da cultura em território nacional.

A atração ainda contará com a projeção de imagens no telão, que ajudarão a situar o repertório em todo contexto histórico. A atração tem duração de 60 minutos e classificação indicativa livre.

João e Maria

Por meio do Circuito Cultural Paulista, no dia 14, às 17h, na Escola Teruyo Kikuta, será realizada a peça de teatro infantil “João e Maria”, com a Cia. Le Plat Du Jour.

Na atração, a clássica história dos irmãos que se perdem no meio da floresta e encontram uma casa feita de guloseimas é contada por meio de teatro físico, mímica, manipulação de objetos, dança e clown. A peça tem duração de 50 minutos e classificação indicativa a partir de dois anos.

Armatrux

Nos dias 15 e 16, a Cia. Armatrux (Belo Horizonte) apresenta o espetáculo teatral “Parangolé”, que conta a história de duas palhaças, a apresentadora e sua assistente, que percorrem o país de bicicleta vendendo um produto de limpeza e vivenciam problemas com o uso incorreto da energia. De forma lúdica, a palhaça assistente simboliza o meio ambiente, que deve ser bem tratado e usado com bom senso, e a palhaça apresentadora sente na própria pele as consequências de seu mau uso da energia. Durante a apresentação, também são inseridas dicas de segurança de forma lúdica, deixando-a divertida e, ao mesmo tempo, educativa.

O espetáculo será no dia 15, na Emef Teruyo Kikuta, às 9h, 14h e 20h, e no dia 16 na Emef Eurico Leite de Moraes, às 9h, 13h e 20h. A peça tem duração de 40 minutos e classificação indicativa livre.

Também nos dias 15 e 16 acontecerá a Oficina Dramaturgia do Lixo, com atores e produtores da Cia Armatrux. Eles vão trabalhar a criação teatral e confecção de bonecos utilizando material reciclável. São 30 vagas por turma, com a turma 1 8h às 12h e a turma 2 das 14h às 18h. Cada turma terá dois encontros, nos dois dias da atividade, que acontecerá no Centro de Educação Ambiental (Horto Florestal, no Parque dos Lagos). Informações e inscrições na Biblioteca Municipal.

A vinda da Cia Armatrux em Adamantina acontece por meio do PROAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, e patrocínio da empresa Caiuá.

Conferência

No dia 18, às 20h, no Salão Paroquial da Igreja Santo Antonio acontece a III Conferência Municipal de Cultura, para elaboração do Plano Municipal de Cultura (2011-2021), e eleição do Conselho Municipal de Cultura.

Mamulengos

E encerramento o mês, pelo Circuito Cultural do SESI, “A Folia no Terreiro de Seu Mané Paracú”, dia 21 de agosto, às 16h, no Cine Cyber Planet. No espetáculo, Seu Mané Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa será realizada. E eis que o conflito se estabelece: O coisa ruim, o “fut” como é chamado o diabo, invade a festa impedindo o casamento e obrigando a Marieta casar com ele. A brincadeira segue um roteiro estabelecido, porém o desfecho é sempre compartilhado com o público que opina e participa da brincadeira, dando mais sabor e colorido ao espetáculo.


Texto - Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo

2 comentários:

  1. Olá Jéssica!
    A vida cultural de Adamantina parece ser bem ativa, com certeza os cidadãos agradecem. Parabéns aos organizadores que proporcionam cultura e lazer.
    Tenha um abençoado agosto!

    Quero lhe convidar para que leia ‘O casamento de seu Turíbio’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica!

    Que bacana a orquestra musical, muito legal poder diversificar os meios de sociabilidade de Adamantina. Incentivar a cultura da nossa queria cidade só enriquece as nossas tradições! Uma pena que estou tão longe, mas já passei o post para amigos que ai estão!
    Att,
    Débora Nazari

    ResponderExcluir

Participou? Comente!