terça-feira, 9 de agosto de 2011

Domingo tem teatro infantil em Adamantina com releitura do conto de fadas João e Maria

A programação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina traz para o dia 14 de agosto (domingo), o espetáculo de teatro infantil “João e Maria”, pela Cia Le Plat Du Jour. A atração será realizada às 17h, na Escola Teruyo Kikuta, com classificação indicativa livre e entrada franca.

A Cia. Le Plat du Jour que tem como principal característica o trabalho de adaptação de contos clássicos da literatura infantil, traz para Adamantina o espetáculo João e Maria, que conta a clássica história dos irmãos que se perdem na floresta e encontram uma casa feita de guloseimas por meio de teatro físico, mímica, manipulação de objetos, dança e clown.

A principal preocupação da Companhia com o “conto de fadas” é a realização da história em sua íntegra, com suas características e elementos próprios, porém de uma maneira irreverente, inesperada, criativa.


O espetáculo aborda a relação com os pais, mais especificamente com a mãe, o sentimento de abandono, a luta para voltar para casa, a sobrevivência na desconhecida e temerosa floresta, a casa da bruxa, a voracidade oral, a convivência com o iminente perigo de morte, a resolução inteligente pela superação do medo, a volta ao lar, a real transformação das crianças, e por fim a focada e urgente questão da ecologia. É sem dúvida uma estória que aguça a inteligência e criatividade.

A atividade integra a programação do Circuito Cultural Paulista para o mês de agosto, em Adamantina, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Histórico do grupo

A Cia Le Plat du Jour formada por Alexandra Golik e Carla Candiotto, surgiu em Paris no ano de 1992, onde começou a desenvolver uma linguagem cômica física, mais especificamente ligada ao palhaço. Lá atuaram na peça “Coup de Chance” (de Jean Henri Blumel). Em Paris, foi concebida a primeira versão da peça “As Filhas de Lear” (adaptação da tragédia Rei Lear dir.Gabriel Chamé Buendia).

Carla Candiotto retornou à Europa, onde atuou e criou espetáculos com a Cia Théâtre Sans Frontieres. “Candido” (Voltaire) Prêmio Eletric Award no Festival de Edimburgo, “O Corcunda de Notredame” (Victor Hugo), La Belle et La Bette”, “Le Roi Fou”, “The Day of the Dead” turnê pela Inglaterra, Escócia e França. Em Paris, trabalhou com a Cia Fleur de Peau “Scarlett” e com a Cia Paris 21 ” A Sala n* 6” e “Cem anos de Solidão” .

Alexandra Golik continuou produzindo os espetáculos pela cia. Le Plat du Jour : “Comédias Exemplares”(Miguel de Cervantes), “Filme B” (Le Plat du Jour), “Woyzeck” (Georg Büchner), “Na Selva das Cidades”, (Bertold Brecht), “Um Deus Cruel”, (Alberto Guzik) e “Kilocaloria” (Alexandra Golik). Carla Candiotto retornou ao Brasil e junto a Alexandra Golik retomaram a parceria.

Texto - Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!