terça-feira, 9 de agosto de 2011

Grupo de teatro Armatrux apresenta “Parangolé” em Adamantina

Nesta segunda e terça-feira (15 e 16/08), a programação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina apresenta o espetáculo teatral “Parangolé”, com o grupo de teatro Armatrux, de Belo Horizonte.

A vinda da Cia Armatrux em Adamantina acontece por meio do PROAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, e patrocínio da empresa Caiuá.

O espetáculo conta a história de duas palhaças, a apresentadora e sua assistente, que percorrem o país de bicicleta vendendo um produto de limpeza e vivenciam problemas com o uso incorreto da energia. De forma lúdica, a palhaça assistente simboliza o meio ambiente, que deve ser bem tratado e usado com bom senso, e a palhaça apresentadora sente na própria pele as consequências de seu mau uso da energia. Durante a apresentação, também são inseridas dicas de segurança de forma lúdica, deixando-a divertida e, ao mesmo tempo, educativa.

A atração será no dia 15 (segunda-feira), na Emef Teruyo Kikuta, às 9h, 14h e 20h, e no dia 16 (terça-feira) na Emef Eurico Leite de Moraes, às 9h, 13h e 20h. A peça tem duração de 40 minutos e classificação indicativa livre.

Oficina “dramaturgia do lixo”

Também nos dias 15 e 16 acontecerá a Oficina Dramaturgia do Lixo, com atores e produtores da Cia Armatrux. Eles vão trabalhar a criação teatral e confecção de bonecos utilizando material reciclável. São 30 vagas por turma, com a turma 1 8h às 12h e a turma 2 das 14h às 18h.

Cada turma terá dois encontros, nos dois dias da atividade, que acontecerá no Centro de Educação Ambiental (Horto Florestal, no Parque dos Lagos). Informações e inscrições na Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina, na rua Fioravante Spósito, 672, fone 3522-2243.

Sobre o Grupo Armatrux

Fundado em 1991 a partir de um trabalho conjunto iniciado na antiga Escola Tangran, o Armatrux estreou nesse mesmo ano seu primeiro espetáculo. No ano seguinte, surgiu a ideia de montar uma banda de bonecos e, junto a ela, o convite de uma banda de amigos para que o Grupo participasse da gravação de seu primeiro videoclipe.

A notícia dessa trupe diferente e moderna chegou ao Rio de Janeiro em 1993, em uma temporada de dois meses no Circo Voador. O Armatrux, nessa mesma época, deu seu primeiro salto, abrindo o show acústico de Gilberto Gil sob aplausos de mais de 3.000 pessoas.

A investigação artística em diferentes linguagens e espaços, e o espírito de compartilhamento e democratização de seu trabalho sempre fizeram parte do DNA do Armatrux. Em 2003, uma nova banda de bonecos é criada a partir da parceria com uma banda de sucesso, o Pato Fu de John Ulhoa e Fernanda Takai, com a colaboração do músico Bob Faria e direção artística de Conrado Almada, dando vida ao espetáculo “Armatrux, a banda”. O show alcançou imediato sucesso e popularidade, viajando por mais de 40 cidades de todo o país. Em 2007, o Grupo realiza o desejo antigo de parceria com o diretor Eid Ribeiro, e volta aos palcos com a montagem “De Banda pra Lua”, vencedora do Prêmio Cena Minas - Formação de Público, em 2007 e 2008. Há dois anos abriram ao público do C.A.S.A - Centro de Arte Suspensa Armatrux, espaço projetado em parceria com a Cia. Suspensa para ser a sede dos dois grupos, que também vai abrigar um centro cultural aberto à comunidade.

Em 2011, o Grupo de Teatro Armatrux completa 20 anos de trajetória. A exemplo de outros grupos mineiros como Galpão, Corpo e Giramundo, tem percorrido o Brasil consolidando a importância das artes cênicas mineiras e encantando públicos de todas as idades.


Texto - Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!