terça-feira, 9 de agosto de 2011

Circuito Cultural do SESI traz orquestra de câmara neste sábado em Adamantina

Neste sábado, 13 de agosto, o SESI São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina , apresentará o espetáculo musical “A história através da música”, com o grupo “Cantilena Ensemble”. A atração será realizada na ETEC Eudécio Luiz Vicente, às 20h30, com entrada franca.

O espetáculo conta a história do Brasil de forma musical e diferente. Durante o concerto, o grupo executará partituras representativas da música erudita brasileira, acompanhada pelos comentários do jornalista Irineu Franco Perpetuo. Em seu texto, Irineu conceitua grandes artistas eruditos brasileiros e explica através dos séculos passados a formação da cultura em território nacional.

A seleção das obras musicais executadas neste concerto será composta de peças de compositores de destaque, como: Vivaldi, Mozart, Tchaikowsky, e de expoentes da música contemporânea, nacionalista, além de compositores do século XX. O programa selecionado oferecerá oportunidade para pessoas interessadas, das mais diversas faixas etárias, conhecedores ou não da música erudita, apreciarem grandes obras da história da música.

A orquestra de câmara “Cantilena Ensemble” é formada por músicos com ampla experiência no cenário da música erudita do país. O grupo paulistano foi fundado, em 2006, pela violinista Maria Fernanda Krug e, nestes quatro anos de existência, já se apresentou em mais de 15 cidades do interior do estado de São Paulo, na capital paulista, além dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

O grupo Cantilena Ensemble participa da programação do Circuito Cultural SESI 2011, que tem por objetivo estimular a realização de eventos culturais em todo o estado. Nesta edição, o projeto é composto por espetáculos musicais e teatrais itinerantes que se apresentarão em 15 cidades e uma instituição de ensino.

Programação do Circuito Cultural do SESI segue até novembro

Em setembro, a programação do Circuito Cultural SESI terá apresentação do espetáculo teatral “Pedro Palerma e Outras Histórias”, com as Meninas do Conto, no Cine Cyber Planet. E em novembro, concerto de música erudita com Quinteto Sombrass, no auditório da ETEC Eudécio Luiz Vicente.

A inclusão de Adamantina no Circuito Cultural do SESI-SP (Serviço Social da Indústria) foi uma conquista anunciada em abril, pelo diretor do Centro de Atividades do SESI de Presidente Prudente, Laércio Doglas Rodrigo.

O pedido para inclusão de Adamantina foi apresentado ao SESI em dezembro passado, em documento assinado pelo prefeito Kiko Micheloni e o secretário municipal de cultura e turismo, Acácio Rocha.

O secretário explica que a cidade passará a receber uma programação mensal contratada pelo SESI, voltada ao teatro ou à música, complementando a programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e seus parceiros. “Temos nossa programação local e a programação do Circuito Cultural Paulista. Agora, com o SESI, ampliamos nossa oferta de atividades para o público de Adamantina e região”, comemora Acácio.


Texto - Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!