terça-feira, 16 de agosto de 2011

Domingo tem teatro de mamulengos em Adamantina

Neste domingo, 21 de agosto, o SESI São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina apresentará o espetáculo “A Folia no Terreiro de Seu Mané Pacaru”, às 16h, no Cine Cyber Planet. A atração tem duração de 50 minutos, classificação indicativa livre e entrada gratuita.

O espetáculo conta a história de Seu Mané Pacaru, que celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa será realizada. E eis que o conflito se estabelece: O coisa ruim, o “fut” como é chamado o diabo, invade a festa impedindo o casamento e obrigando a Marieta casar com ele.

A brincadeira segue um roteiro estabelecido, porém o desfecho é sempre compartilhado com o público que opina e participa da brincadeira, dando mais sabor e colorido ao espetáculo.

Sobre o Teatro de Mamulengo

O Teatro de Mamulengo da Folia surgiu da preocupação com a extinção do teatro popular de bonecos do nordeste (Mamulengo), uma vez que só existe em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. São poucos os mamulengueiros atuantes. Pretende-se com esse projeto dar continuidade a essa tradicional brincadeira. Sendo o Mamulengo um teatro de crítica social, sucedem-se du­rante o espetáculo as sátiras, as paródias, as situações que levam o público ao paroxismo do riso. Esta é a principal meta do mamulengueiro, deflagrar o riso entre a assistência, mantendo o público preso ao espetáculo o tempo todo.

Programação do Circuito Cultural do SESI segue até novembro

Em setembro, a programação do Circuito Cultural SESI terá apresentação do espetáculo teatral “Pedro Palerma e Outras Histórias”, com as Meninas do Conto, no Cine Cyber Planet. E em novembro, concerto de música erudita com Quinteto Sombrass, no auditório da ETEC Eudécio Luiz Vicente.

A inclusão de Adamantina no Circuito Cultural do SESI-SP (Serviço Social da Indústria) foi uma conquista anunciada em abril, pelo diretor do Centro de Atividades do SESI de Presidente Prudente, Laércio Doglas Rodrigo.

O pedido para inclusão de Adamantina foi apresentado ao SESI em dezembro passado, em documento assinado pelo prefeito Kiko Micheloni e o secretário municipal de cultura e turismo, Acácio Rocha.

O secretário explica que a cidade passará a receber uma programação mensal contratada pelo SESI, voltada ao teatro ou à música, complementando a programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e seus parceiros.


Texto - Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!