quarta-feira, 24 de abril de 2013


Alunos da oficina de fotografia são pioneiros em utilizar técnica da Light Stencil no interior do estado


Neste final de semana, os alunos do Workshop de Fotografia oferecido gratuitamente pela Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina com orientação do fotógrafo Paulo Brazyl foram pioneiros em utilizar uma nova vertente da fotografia no interior de São Paulo: a Light Stencil.
Idealizada no final de 2012 pelo francês Fabrice Wittner, a técnica utiliza uma prancha vazada posicionada em frente à câmera durante uma exposição noturna que, ao receber um flash de luz, aplica a imagem estampada nesta mesma prancha no frame fotográfico. Dessa forma, o fotógrafo insere uma imagem de luz em seu registro.
Além de estar disponível para ministrar cursos com o objetivo de ensinar a técnica do Light Stencil, Paulo iniciou um projeto com tema que deve ser divulgado ainda este ano.
“Particularmente, vejo a vertente muito além da inovação na fotografia que ela pode proporcionar. Vejo que esta vertente pode influenciar artistas plásticos e gráficos além de muitos outros profissionais ligados a produção imagética. Sem dúvida, uma revolução no campo da produção de imagens”, explica.
Em relação à oficina em Adamantina, o fotógrafo se diz realizado com o trabalho realizado pelos alunos neste final de semana e denomina as imagens produzidas como a vanguarda da fotografia.
“Acredito que nem nós mesmos, integrantes do curso de fotografia que estou ministrando aqui, não tenhamos ainda consciência do que produzimos neste final de semana e do quanto nossa produção representa para a história da fotografia”, finaliza.

Ass. Comunicação
23/04/2013
Redação: Natália Esse
Estagiária da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!