segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Banda Marcial realiza nesta sexta “Concerto 20 Anos”


A Banda Marcial de Adamantina (BAMAD) realiza nesta sexta-feira (14), a partir das 20h30, na Praça Élio Micheloni, o “Concerto 20 Anos”, comemorativo ao aniversário de 20 anos da corporação musical. A apresentação terá repertório variado, com estilo popular e clássico, e canções natalinas, com a regência e direção musical do maestro Valter Negrini. O Concerto de Natal, que neste ano é comemorativo também aos 20 anos da Banda Marcial, ocorre tradicionalmente no mês de dezembro, desde 2007.

Na sua trajetória ao longo de 2012 a Banda Marcial de Adamantina participou várias atividades, como cursos no Festival de Música de Ourinhos e no Conservatório de Tatuí, alem de várias apresentações em Adamantina e cidades da região.
O Concerto encerra a programação de 2012 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.

História

Ao longo de sua trajetória de 20 anos, a Banda Marcial de Adamantina coleciona várias apresentações dentro e fora do Estado de São Paulo, projetando o nome do município e permitindo um intercâmbio de cultura, o que é muito importante para a formação e desenvolvimento dos alunos.
A Banda Marcial de Adamantina conta com 80 componentes distribuídos entre músicos, corpo coreográfico, balizas e comissão de frente, dirigidos pelo maestro Valter Paulo Negrini. É formada por crianças e adolescentes com idade entre 8 e 18 anos, e exige-se que os mesmos estejam regularmente matriculados e cursando a rede escolar de ensino. 
Possui uma escola de acesso, caminho pelo qual o aluno aprende os princípios básicos para integrar a Banda Marcial. Estão, neste estágio, 30 alunos.
Os ensaios acontecem, setorizados, em dias fixos na semana, em horários alternativos ao horário escolar, para que não haja prejuízo para nenhuma das duas áreas. Semanalmente, todos os integrantes participam de ensaio geral. 
A BAMAD tem seu funcionamento disciplinado por um Regimento Interno, fixado por decreto municipal, cujo acompanhamento é realizado pelo NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico), formado por representantes dos pais, dos alunos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do Conselho Municipal de Cultura, do corpo coreográfico da corporação e pelo seu regente/maestro, responsável pela coordenação das atividades.
Na sua caminhada a BAMAD disputou campeonatos nacionais e estaduais, realiza várias apresentações em Adamantina e em cidades da região de Presidente Prudente, Marília e Araçatuba, e foi convidada diversas vezes para participar de ações em parques temáticos, como Hopi Hari e Playcenter.
Destaca-se aqui que a atuação da baliza e coreógrafa da Banda, Kátia Roberta Mariotto, que participou de competições de destaque: tricampeã nacional, bicampeã estadual pela Federação Paulista, campeã estadual pela Secretaria de Esporte e Lazer, e campeã em competições regionais.
Com todos esses resultados a Banda Marcial de Adamantina presta sua contribuição para a formação do indivíduo, em uma importante e decisiva faixa etária, pois a prática ensina que a banda é um grupo social que exerce forte influência na formação humana. Trabalha aspectos físicos, emocionais, intelectuais, sociais e culturais e desenvolve princípios básicos de disciplina, solidariedade, dignidade, caráter, criatividade, constância, segurança e fraternidade.


Ass. Comunicação
10/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!