quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Exposição “Oeste Paulista Iconografia Contemporânea” traz fotos de Adamantina e região



Adamantina recebe na próxima semana, de 16 a 19 de outubro, a exposição “Oeste Paulista Iconografia Contemporânea”, com fotógrafo Paulo Brazyl. Ele esteve em Adamantina no início deste ano e em outras cidades da região, produzindo as imagens que fazem parte da mostra. 
A exposição ficará sediada no hall do auditório do campus 2 da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas). Além de poder visitar a exposição, os interessados poderão participar de um bate-papo com o autor. Em Adamantina o debate acontecerá na terça-feira, 16, a partir das 19h, no auditório do campus 2 da FAI.
O projeto, realizado por Paulo Brazyl, foi premiado pelo Edital 21/2011 do PROAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura. A exposição foi aberta nesta semana em Presidente Epitácio. Adamantina é a segunda cidade a receber a exposição, que ainda vai passar por Presidente Prudente, Dracena e Osvaldo Cruz.
“Oeste Paulista Iconografia Contemporânea” é formada por 30 painéis com aproximadamente 100 fotos produzidas na região, organizadas em quatro blocos temáticos.
O bloco “Santos Ofícios" apresenta alguns dos  mais tradicionais ofícios praticados na região Oeste Paulista e que merecem a atenção pela sua importância, tanto pelo que representam para o fortalecimento da econômico regional, quanto para a manutenção da nossa cultura.
O segundo bloco tem o nome de "Pioneiros", e reúne uma amostragem de quem são e de onde vieram os colonizadores da região. O terceiro bloco é “Paisagem Rural", e apresenta imagens que evidenciam algumas das características tanto à época da colonização regional, quanto do contemporâneo. O quarto bloco é “Paisagem Urbana", que apresenta ao público, principalmente, a diversidade urbana quem compõe as cidades e distritos da região.
O conjunto de imagens apresentadas por Paulo Brazyl tem como principal referência a obra do francês Hércule Florence, que retratou a região no início do século XIX, prioriza a "figura humana" e seus "ofícios", oportunizando ao público, conhecer um pouco mais acerca da "origem" dos colonizadores, bem como, observar tradicionais ofícios aqui praticados.
Paulo Brazyl agradece o apoio recebido em toda a região, pelo carinho e hospitalidade que foi recebido em Adamantina e em todos os lugares onde estive durante a realização dos trabalhos. “O oestino, antes de tudo, é um forte!", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!