domingo, 29 de abril de 2012

Adamantina abre inscrições para oficinas de fotografia, escultura em metal e manipulação de bonecos


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina está com inscrições abertas para três oficinas: fotografia documental, escultura em metal e manipulação de bonecos (teatro de bonecos). Todas as atividades são gratuitas e as inscrições devem ser feitas na biblioteca municipal.
Duas das atividades são realizadas em Adamantina pela Oficina Cultural Timochenco Wehbi, de Presidente Prudente, dentro das ações de formação cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

Fotografia documental
A primeira delas, em de fotografia documental, tem como orientador o fotógrafo e professor universitário Fernando Martinez. Os encontros serão aos sábados, a partir de 5 de maio, das 14h às 17h, e seguem até o final de junho. São oferecidas 30 vagas, para participantes com idade a partir de 12 anos. É necessário levar máquina fotográfica, de qualquer porte e característica. Até fotografias a partir de aparelhos celulares poderão ser trabalhadas na oficina.
A oficina de fotografia documental tem como objetivo a capacitação e formação de um grupo de fotografia documental, para a criação um banco de imagens sobre o cotidiano e a cultura da comunidade de Adamantina. Fernando Martinez é especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Comunicação pela Universidade de Marília. Seu trabalho fotográfico apareceu em publicações como "Folha de S.Paulo", "Estado de S. Paulo", "Zero Hora", "Veja", "Isto É" e "Época". 

Esculturas em metal
A segunda atividade é a oficina de esculturas em ferro, com orientação do artista plástico Davi Vieira. Os encontros serão aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h. O interessado deve ter idade mínima de 18 anos e as atividades práticas acontecerão no almoxarifado municipal. São oferecidas 10 vagas.


A oficina fornecerá uma base teórica a respeito das técnicas tradicionais de escultura em metal, propondo um trabalho de criação coletiva utilizando sucatas e chapas de ferro como matéria-prima. Um módulo semelhante foi realizado ano passado em Adamantina, e volta agora com o desafio de construir novas esculturas em metal. Davi Vieira é artista plástico, formado em Gestão Plena de Artes e pós-graduado em Letras e Artes pela União das Faculdades Dracenenses. Foi coordenador de cinco edições do Salão de Artes de Dracena.

Manipulação de bonecos
E exclusivamente no dia 13 de maio, domingo, das 14h às 18h, acontece a oficina “A presença do ator no teatro de animação”, nas dependências da EMEF Navarro de Andrade, com a Morpheus Companhia de Teatro, de São Paulo. A atividade antecede o espetáculo “Pés Descalços”, que será apresentado no mesmo local e data, às 20h30, com entrada franca.
A oficina é sobre manipulação direta, uma das técnicas de teatro de bonecos que a Companhia utiliza em seus trabalhos.É direcionada para atores, estudantes de teatro e interessados em artes cênicas (maiores de 14 anos).
Esta atividade faz parte da atividade de circulação e formação, dentro do PROAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura. Em Adamantina, tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Nossas redes sociais





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!