sexta-feira, 16 de março de 2012

Ciclo “Gênero e Etnias” continua com palestras, cineclube e exposição em Adamantina




As atividades do Ciclo Gêneros e Etnias, realizado em Adamantina pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura (SP) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, continuam com duas palestras e o cineclube diversidade, que acontecerão nesta sexta-feira (23), a partir das 19h30, no auditório do Campus 2 da FAI.

Uma das palestras terá o tema “Pessoas com Deficiência – acessibilidade para além das barreiras físicas”, com Silvana Gimenes. Ela é Bacharel em Ciências Políticas e Sociais, Mestre em Administração na área de gestão e regionalidade – políticas de gênero, pesquisou o tema “gênero e poder: a questão de gênero e as esferas do poder executivo e legislativo na região do ABC.Atualmente trabalha na Assessoria de Culturas para Gêneros e Etnias da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo.

Desde 1991 Silvana atua na gestão publica nas áreas de planejamento e indicadores socioeconômicos em espaços de participação popular como os conselhos da Criança e adolescente, Conselho da Pessoa com Deficiência, da Pessoa Idosa, e da Mulher.

A segunda palestra tem o tema "Turismo GLS", com Nilton Paiva, que também integra a equipe da Assessoria para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura. Ele também foi presidente da Associação Brasileira de Turismo GLS (ABRAT-GLS).

No Ciclo também será exibido o filme “Eu não quero voltar sozinho”, dentro do Cineclube Diversidade. O curta-metragem (17 minutos) do diretor Daniel Ribeiro apresenta a vida de Leonardo, um adolescente cego que começa a descobrir um novo sentimento ao conhecer Gabriel, um novo aluno em sua escola. Além disso, o adolescente tem que lidar com os ciúmes de uma amiga.

Exposições

A programação do Ciclo Gêneros e Etnias conta ainda com duas exposições, que estão montadas no hall do auditório do campus 2 da FAI: Homofobia Fora de Moda e Consciência Negra em Cartaz.

Exposições Homofobia Fora de Moda e Consciência Negra em Cartaz, no hall do auditório

A exposição “Homofobia fora de moda” tem o intuito de promover a conscientização e o combate à homofobia através da moda, numa campanha que propôs a criação de estampas de camisetas, relacionadas ao tema. A mostra promove uma reflexão sobre o polêmico tema da homofobia, questão que cada vez mais ganha respeito e espaço na sociedade.

A segunda exposição é “Consciência Negra em Cartaz”, uma reflexão da população sobre a cultura negra e como esse tema tem sido tratado na sociedade. Por meio de cartazes, frases e desenhos diversos, a campanha amplia os horizontes de discussão sobre a questão do racismo, e de toda a herança que a cultura africana traz junto a si, mostrando-a como uma questão não apenas referente aos negros, mas a todos os brasileiros entrelaçando-se às culturas indígenas e européias em que se constrói a história do Brasil.

Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!