quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cia Báquicos estreia a Hora da Estrela em Adamantina e Prudente



A Cia. Báquicos de Teatro, de Adamantina, fez na última sexta-feira (25), no Centro de Educação Ambiental (Horto Florestal no Parque dos Lagos) a sessão de estreia do espetáculo A Hora da Estrela, baseado no original de Clarice Lispector. No domingo (27), fez a segunda sessão, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente, na Mostra de Teatro do Projeto Ademar Guerra.

A montagem de A Hora da Estrela se desenvolveu dentro da orientação recebida pela Companhia, no Projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura. O grupo adamantinense foi aprovado em um processo de seleção e desde então recebeu orientação artística, conduzida pelo ator, diretor e cineasta Jonas Golfeto.


Em Adamantina, a montagem foi dirigida pelo diretor de teatro Luiz Zaniboni. No elenco atuam Rafael Teixeira, Andressa Cordiolli e Murilo Busto. Rafael fez também a produção executiva do espetáculo. Toda a produção teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O curador do Projeto Ademar Guerra, o renomado diretor teatral Sérgio Ferrara, assistiu a apresentação da Cia Báquicos realizada em Presidente Prudente. Para ele, o trabalho do grupo mostrou-se maduro e de grande qualidade. “Uma proposta artística consciente do universo da Clarice Lispector, revelando para o público a fragilidade do ser humano diante da precariedade da vida. Tudo isso feito com muita poesia e apresentado por atores empenhados no fazer teatral aliado a uma pesquisa séria e com grande possibilidade de um futuro  promissor para essa companhia de Adamantina”.


O resultado foi surpreendente. Mostrou um trabalho cênico estruturado, seguro e maduro, e produção cênica bem elaborada. O processo de produção obedece várias etapas e exige elementos diversos, desde objetos cênicos, figurino e outros aspectos de certa forma até inusitados. “A grande surpresa é ver todas essas peças alinhadas e dialogando: atores, trilha sonora, iluminação, figurino, cenário e a própria atuação”, destaca o secretário de cultura e turismo de Adamantina, Acácio Rocha.

Para o secretário, o resultado apresentado ao público no último final de semana mostra a responsabilidade e a capacidade dos atores. “Ficou evidente que são capazes e certamente terão muito a colher com esse e outros trabalhos. Para nós, fica o desafio de dar o suporte e, paralelamente, construir condições que permitam a sustentabilidade da companhia com foco na sobrevivência das ações e na estruturação de novos desafios”.


Segundo Rafael Teixeira, a escolha do texto de Clarice Lispector levou a equipe ao desafio. “Queremos levar a mensagem desta obra de Clarice Lispector às pessoas, em vista da profundidade existencial que aborda e que pode, de alguma forma, influir positivamente na realidade do público presente, modificando-a. Sua relevância literária e a instrospecção do tema nos colocam, quanto a autora, em posição e proposta peculiar no modo de se conduzir o espetáculo. Que o silêncio da questão ecoe em todos nós”, diz Rafael Teixeira.

Trajetória

A Hora da Estrela é a terceira montagem da Cia Báquicos de Teatro. O primeiro foi Palhaços, com texto de Timochenco Wehbi. O segundo trabalho é Sexo dos Anjos, de Flávio de Souza, contemplada pelo edital público PROAC, do Governo de SP. Sexo dos Anjos completa um ano e vai ser apresentada novamente em Adamantina no dia 10 de dezembro, às 20h30, no auditório da ETEC Eudécio Luiz Vicente, com entrada franca.

Para saber mais

www.twitter.com/vivacultura
www.facebook.com/vivacultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!