terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sexta tem estreia de “A Hora da Estrela” com Cia Báquicos de Teatro


  

Nesta sexta-feira (25), acontece a sessão de estreia do espetáculo A Hora da Estrela, com a Cia Báquicos de Teatro, de Adamantina. A montagem é uma adaptação do texto original de Clarice Lispector.

Em cena, Rafael Teixeira, Murilo Busto e Andressa Cordioli (foto). Rafael fez também a produção executiva do espetáculo, que tem direção de Luiz Zaniboni e orientação de Jonas Golfeto (pelo Projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura).

Segundo Rafael, a oportunidade para os integrantes do grupo que participaram desta orientação foi de relevância inestimável, tendo em vista a grandiosidade do Projeto Ademar Guerra e a excelência artística dos orientadores, tanto de Jonas Golfeto, que esteve diretamente ligado ao grupo nesta montagem de A Hora da Estrela, como dos demais através das oficinas regionais realizadas.

A escolha do texto de Clarice Lispector levou a equipe ao desafio. “Queremos levar a mensagem desta obra de Clarice Lispector às pessoas, em vista da profundidade existencial que aborda e que pode, de alguma forma, influir positivamente na realidade do público presente, modificando-a. Sua relevância literária e a instrospecção do tema nos colocam, quanto a autora, em posição e proposta peculiar no modo de se conduzir o espetáculo. Que o silêncio da questão ecoe em todos nós”, diz Rafael Teixeira.

Ele destaca as trocas a oportunidade de aprendizado, vivida por toda a equipe. “Desde nós atores, até mesmo a direção, com Luiz Zaniboni, e da primeira experiência de Murilo Busto e Andressa Cordioli, houve um abrir de olhos a novas maneiras de se fazer teatro, de exploração dos recursos possíveis de espaço físico, corpo e ideais artísticos. Pudemos viver o processo de montagem de um espetáculo, experiência singular que ainda não tínhamos na qualidade de atores em cena”.

Rafael também agradece a colaboração dos organismos envolvidos no suporte à Companhia para a produção de A Hora da Estrela. “Frise-se que o apoio dado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, especificamente pela figura de Acacio Rocha e Hic Toffoli, e por Aldo Valentim, coordenador de projetos nas Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo, que nos propôs a empreitada, foram condição estratégica para a materialização desta nossa pretensão, hoje felizmente estruturada”, completa.

A sessão de estreia será somente para convidados e acontecerá no Centro de Educação Ambiental (Horto Florestal), onde se desenvolveram os ensaios e sua montagem. Os convidados sairão às 20h30 da Biblioteca Municipal, em ônibus. O trajeto até o local da apresentação faz parte do contexto do espetáculo.

O segundo compromisso da Cia Báquicos, com a Hora da Estrela, será domingo (27), em Presidente Prudente, onde a peça será apresentada na Mostra Regional do Projeto Ademar Guerra. A apresentação será às 19h, no Centro Cultural Matarazzo.

Para saber mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!