quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Projeto Ademar Guerra realiza Encontro Regional de Teatro em Adamantina

Cia Báquicos de Teatro, de Adamantina, na capacitação do projeto Ademar Guerra, em Valparaíso

O Projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, dará continuidade as suas atividades da edição 2011 com a realização do Encontro Regional de Teatro em Adamantina, região de Presidente Prudente, nos dias 17 e 18 de Setembro.

A programação terá oficinas e palestras com importantes profissionais de teatro que integram a equipe dos orientadores artísticos do Projeto Ademar Guerra.

O objetivo da realização dos Encontros Regionais é interiorizar e descentralizar as atividades culturais no Estado, possibilitando aos jovens artistas atualização, capacitação e para alguns, o primeiro contato com o universo teatral. Com essa ação também se fomenta a integração entres os artistas. A coordenação do projeto prevê a realização de encontros regionais em várias regiões do Estado entre julho e setembro.

O projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Assim, os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

Neste ano, 35 artistas atuam na orientação dos 35 grupos de teatro selecionados em 29 cidades do Estado de São Paulo, totalizando 247 atores participantes do projeto. O incentivo e valorização na formação dos grupos visam, sobretudo, colaborar também com a formação de público e com o incremento na vida cultural das comunidades.

Equipe

A curadoria do projeto é do diretor de Sérgio Ferrara que trabalhou com grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral, Mário Bortolotto. Com Plínio Marcos, trabalhou no Teatro de Arena. Por sua direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor diretor

O ator e gestor cultural Expedito Araújo será o consultor do Projeto em 2011. Graduado em artes cênicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o ator foca seu trabalho em pesquisa e atuação, atividades relacionadas às interseções de artes cênicas, cultura e educação. Atualmente é diretor artístico e de comunicação do programa cultural Vivo EnCena, da empresa de telefonia Vivo.

A coordenação geral do projeto Ademar Guerra está a cargo de Aldo Valentim, mestre em Artes Cênicas pela Unicamp e mestrando em Gestão Pública pela FGV. Foi coordenador do projeto Ademar Guerra de 2003 a 2006. A equipe conta também com dois produtores, Michelle Gonçalves e Beto Souza, profissionais com experiência na área de produção teatral.

Programação do Encontro Regional de Teatro em Adamantina

17 e 18 de Setembro

Oficinas

Naturalismo Construído

Proponente: Erick Galani

Através de exercícios específicos e improvisações buscar diferenciar as possibilidades da construção do naturalismo na interpretação do ator. Apresentar a importância do relaxamento ativo e da disposição corporal e vocal na representação.

Erick Gallani é ator e diretor, pertenceu ao CPT - Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho exercendo a função de ator e assistente de direção dos últimos três trabalhos ao longo de quase sete anos. Nesse período participou de trabalhos como Policarpo Quaresma, A Falecida Vapt-Vupt, Senhora dos Afogados e Pedra do Reino

Data: 17 (sábado) e 18 (domingo) de Setembro

Vagas: 15

Horário: sábado as 14:00 / Domingo das 9:00 as 18:00

Público alvo: atores já iniciados na linguagem Teatral

Local: EMEF Teruyo Kikuta

* * *

Princípios de Treinamento para o Ator-Criador

Proponente: Leonardo Antunes

Durante a oficina os integrantes terão a oportunidade de conhecer e experimentar princípios que podem reger o trabalho criativo do ator, dando-lhes balizas para elaborar uma atuação mais orgânica e expressiva – tanto no que se refere ao movimento corporal expressivo quanto à expressão vocal. Também serão realizados jogos cênicos que exploram o trabalho coral e a relação grupo/espaço/espectador.

Leonardo Antunes é ator e diretor formado em Arte Cênicas pela ECA-USP. Diretor da Cia. de Ensaio desde 2006, criou os espetáculos: “Três Estações” (2007/08) e “Ausência” (2010/11). Desde 2007, é ator da Cia Teatro Balagan, dirigida por Maria Thais, e atua no espetáculo “Prometheus Nostos” (2011). Integrou o Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho, e fez cursos com os diretores russos Anatoli Vassiliev e Jurij Alschitz, dentro outros

Data: 17 (sábado) e 18 (domingo) de Setembro

Vagas: 15

Horário: sábado as 14:00 / Domingo das 9:00 as 18:00

Público alvo: Iniciantes e pessoas interessadas.

Local: EMEF Teruyo Kikuta

* * *

Intervenções Cênicas na Cidade

Proponente: Nádia de Lion

Intervenções Urbanas é uma experiência direta com o público onde o participante pode se colocar agindo e interagindo num ambiente novo. Uma experiência para expressar ideias, sentimentos e sensações através do potencial que os atores/cidadãos têm quando estão em ação na sociedade.

Nádia de Lion estudou na Escola de Arte Dramática/USP e Centro de Pesquisa Teatral. Aprendeu teatro atuando em peças dirigidas por Celso Frateschi e Rubens Rusche e produzindo/organizando encontros como “A Odisseia do Teatro Brasileiro” e “Encontros de Dramaturgia”. Além da formação em Psicologia, dirijo grupos de atores iniciantes desde 2001 na periferia de São Paulo e cidades do interior

Data: 17 (sábado) e 18 (domingo) de Setembro

Vagas: 15

Horário: sábado as 14:00 / Domingo das 9:00 as 18:00

Público alvo: Atores e diretores interessados.

Local: EMEF Teruyo Kikuta

* * *

Estudos Práticos sobre a Ação Física

Proponente: Roger Muniz

O Workshop Estudos Práticos sobre a Ação Física propõe compartilhar procedimentos de criação cênica baseada no “sistema” das ações físicas de K. Stanislávski e incentivar o trabalho coletivo - elemento fundamental para o jogo cênico. Esse Workshop acontece de maneira prática visando contribuir para a expressividade do jovem intérprete das artes cênicas através do fornecimento de instrumentos que contribuam para a criação e a consciência de alguns elementos que constituem uma cena teatral.

Roger Muniz estuda no curso de Comunicação das Artes do Corpo na PUCSP, é formado no Núcleo de Estudos da Arte do Ator pela Escola Livre de Teatro de Santo André, coordenou o Projeto Vocacional Aldeias com os índios Guarani na cidade de São Paulo pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo onde atualmente é coordenador artístico pedagógico do Programa de Iniciação Artística – PIA.

Data: 17 (sábado) e 18 (domingo) de Setembro

Vagas: 15

Horário: sábado as 14:00 / Domingo das 9:00 as 18:00

Público alvo: Atores e diretores interessados.

Local: EMEF Teruyo Kikuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!