terça-feira, 5 de julho de 2011

Circuito Cultural do SESI: domingo tem teatro em Adamantina

Neste domingo, 10, acontece a abertura do Circuito Cultural do SESI em Adamantina. O espetáculo que abre a temporada de atrações é a comédia “Amor por Anexins”, com Dionisos Teatro (Joinvile/SC).

A atração será realizada no Cine Cyber Planet, às 15h, recomendada para maiores de 12 anos e terá entrada franca. A atividade é uma realização do SESI-SP (Serviço Social da Indústria) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.

O espetáculo conta a história de Isaías, um velho de aparência não muito interessante, que tenta conquistar uma bela e interesseira viúva. Tudo seria normal se não fosse o vício de Isaías de falar quase que o tempo inteiro através de anexins, ou seja, ditados populares. E se desenvolve, também, com marchinhas de carnaval.

Amor por Anexins de Arthur Azevedo estreou em 1997, ano de fundação da Dionisos Teatro. Nessa primeira montagem, o espetáculo fez uma carreira de mais de 70 apresentações por Joinville e região, marcado pela atuação de Cleber Barat e Claudiane de Carvalho, indicada para melhor atriz no Festival Catarinense de Concórdia. A trilha sonora foi especialmente composta por Guilhermo Santiago e se constituiu em importante elemento para a linguagem e desenvolvimento do espetáculo.

Em 2005, houve uma mudança no elenco e entraram os atores Clarice Steil Siewert e Eduardo Campos. Depois de algumas apresentações em teatros e espaços alternativos, a peça foi também para a rua.

Em 2008, centenário de morte de Arthur Azevedo, o espetáculo foi remontado. Os figurinos criados por Ana Lúcia Rocha foram recriados por Lucas David. A trilha sonora, que na primeira montagem foi concebida por Guillhermo Santiago, foi recriada por Andréia Malena Rocha e Vinicius Ferreira. Estas mudanças se deram pela nova concepção da montagem que inclui música ao vivo e se dá num universo de carnaval antigo. Esta nova concepção deu mais leveza e um caráter mais popular à montagem.

Programação do Circuito Cultural do SESI segue até novembro

A programação do Circuito Cultural do SESI em Adamantina segue dia 30 de julho com o show musical com Choronas, na praça José Parrila (Praça da Estrela). Em agosto estão previstas duas atividades: dia 13, música erudita com Cantilena Ensemble, no auditório da ETEC Eudécio Luiz Vicente; e dia 21, teatro “A Folia no Terreiro do Seu Mané Pacaru”, com Mamulengos da Folia, no Cine Cyber Planet.

Em setembro, a programação do Circuito Cultural SESI terá apresentação do espetáculo teatral “Pedro Palerma e Outras Histórias”, com as Meninas do Conto, no Cine Cyber Planet. E em novembro, concerto de música erudita com Quinteto Sombrass, no auditório da ETEC Eudécio Luiz Vicente.

A inclusão de Adamantina no Circuito Cultural do SESI-SP (Serviço Social da Indústria) foi uma conquista anunciada em abril, pelo diretor do Centro de Atividades do SESI de Presidente Prudente, Laércio Doglas Rodrigo.

O pedido para inclusão de Adamantina foi apresentado ao SESI em dezembro passado, em documento assinado pelo prefeito Kiko Micheloni e o secretário municipal de cultura e turismo, Acácio Rocha.

O secretário explica que a cidade passará a receber uma programação mensal contratada pelo SESI, voltada ao teatro ou à música, complementando a programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e seus parceiros. “Temos nossa programação local e a programação do Circuito Cultural Paulista. Agora, com o SESI, ampliamos nossa oferta de atividades para o público de Adamantina e região”, comemora Acácio.

Outras parcerias com o SESI

Com outros focos de atuação, a Prefeitura de Adamantina é parceira do SESI-SP na realização do PAF (Programa Atleta do Futuro), com cerca de 1500 alunos matriculados, e já realizou ações pontuais importantes, com a vinda das unidades móveis do Programa Alimente-se Bem e de Artes e Cultura, bem como na realização do Interação, por duas vezes, e a Ação Global, com ampla prestação de serviços comunitários, mediadas pelo secretário Acácio Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!