segunda-feira, 25 de abril de 2011

Adamantina + 10: música é tema da conferência setorial no sábado

No próximo sábado (30), às 16h, será realizada no plenário da Câmara Municipal a quarta conferência setorial, desta vez voltada para o segmento musical. Músicos da cidade, estudantes de música e o público em geral são convidados a participar e apresentar sugestões.

Ao todo serão oito conferências setoriais que levantarão subsídios, em cada área, para a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Adamantina, um conjunto de diretrizes para a área de cultura local, para os próximos 10 anos.

Além do tema música, outros dois temas serão debatidos no Plenário da Câmara Municipal: “Hip-Hop e Cultura das Ruas”, em 14 de maio, às 16h; e “Artes Plásticas, Artesanato e Folclore”, em 17 de maio, às 17h.

Os dois temas finais serão debatidos na Biblioteca: “Patrimônio Histórico e Cultural”, em 18 de maio, às 20h; e “Gestão e Institucionalidade da Cultura”, em 19 de maio, às 20h.

Outras três conferências setoriais já foram realizadas: audiovisual, fotografia e inclusão digital, no dia 13 de abril, livro e leitura, dia 14 de abril, e teatro, circo e dança, em 16 de abril, todas na Biblioteca Municipal.

Depois de todas as propostas levantadas, será elaborado um texto base que estará disponível para apreciação e participação popular, por meio de consulta pública, no período de 5 a 15 de agosto, no blog da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, em www.culturaadamantina.blogspot.com.

O fechamento das propostas será a III Conferência Municipal de Cultura, agendada para 18 de agosto, às 20h, no Salão Paroquial São José (Igreja Santo Antonio). O resultado final, da plenária, irá subsidiar o Conselho Municipal de Cultura na elaboração de Deliberação com a proposta de texto, que por sua vez será encaminhada ao Executivo e este à Câmara Municipal.

Todo o programa das conferências setoriais, III Conferência Municipal de Cultura e a elaboração do Plano Municipal de Cultura e Sistema Municipal de Cultura de Adamantina recebeu o nome de “Adamantina + 10”. O calendário das ações foi definido pelo prefeito Kiko Micheloni e está no Decreto 4.969, de 25 de março de 2011.

Saiba mais

A decisão pela elaboração do plano e sistema municipais de cultura atende a Lei Nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010 (que institui o Plano Nacional de Cultura) e o Acordo de Cooperação Federativa firmado entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura do Município de Adamantina (Processo 01400.007616/2010-41).

O acordo de Cooperação Federativa foi publicado no Diário Oficial da União em 6 de janeiro de 2011 e prevê uma série de ações conjuntas com o objetivo de estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura com implementação coordenada e/ou conjunta de programas, projetos e ações, no âmbito e competência do Município de Adamantina.

Essa condição coloca Adamantina na condição de pioneira, na região, em sistematizar a gestão pública de cultura por meio do Plano e Sistema municipais.

Um comentário:

  1. Isso é interesse, é atividade Cultural.
    Parabéns secretário e colaboradores.
    Participarei dos eventos , com grande prazer e orgulho.
    Magda Fagundes

    ResponderExcluir

Participou? Comente!