segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cia de teatro de Adamantina é selecionada para projeto Adhemar Guerra


A Cia Báquicos de Teatro, de Adamantina, é uma das 35 companhias teatrais do interior paulista selecionadas para receber orientação artística dentro do Programa Adhemar Guerra, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura.

A seleção da companhia adamantinense é uma etapa importante para a consolidação de suas ações e a expansão da atividade cênica em Adamantina. O resultado final do edital público foi comemorado pelo secretário municipal de cultura e turismo de Adamantina, Acácio Rocha, e pelo diretor e idealizador da Báquicos, Tiago Casado.

A capacitação artística que a Cia Báquicos vai receber será aplicada por Jonas Golfeto. Segundo a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro, hospedada no site da SP Escola de Teatro, Golfeto é ator e participa da Cia. Les Commediens Tropicales, de São Paulo/SP, que passou a integrar em 2007. Participa como ator e videomaker das Peças "A Última Quimera" (2007), "Chalaça a Peça" (2006), "2º D. Pedro 2º" (2009) e "O Pato Selvagem" (2010).

Ele foi integrante da Cia. do Feijão, de 2003 a 2006 onde, como ator, participou das peças "Mire Veja" e "Reis de Fumaça". As duas peças já foram apresentadas em Adamantina pelo Circuito Cultural Paulista. Além do teatro, Golfeto fez cinema, dirigindo o curta-metragem "REPVBLCA", em 35mm, Prêmio Estímulo 2001. É diretor da produtora Aleph Cinema.

Com a companhia adamantinense, Golfeto vai trabalhar o texto “Quando as Máquinas Param", de Plínio Marcos. A etapa de orientação culminará com a produção do espetáculo teatral. No elenco estarão Andrea Renolfi e Édison Trombeta, com direção e produção de Tiago Casado.

Segundo Tiago Casado, o texto parte do chamado "teatro marginal" de Plínio Marcos. Apresenta os desafios do casal Zé e Nina, que em meio a situação de escassez material e fragilidade humana gerada pelo desemprego, percebem seus sonhos e planos futuros serem gradativamente dilacerados pela realidade em que vivem, chegando ao seu limite.

O autor Plínio Marcos é conhecido por seus textos de cunho realista, nos quais são retratados personagens marginalizados e do submundo da sociedade, buscando evidenciar suas fragilidades e ao mesmo tempo os mecanismos de poder que se estabelecem em torno desses mundos e personagens, retratados sem pudor pelo autor, que define suas peças como um "soco no estômago".

Segundo Tiago Casado, a seleção da Cia. Báquicos para o projeto Ademar Guerra é mais um passo dado pelo teatro adamantinense em busca de sua excelência técnica e artística. “Destacamos a oportunidade que seus integrantes terão de aprimorar seus conhecimentos em teatro, o que acontecerá pelas visitas do orientador artístico, que é de renomada competência, e também das horas de estudo, ensaios e pesquisas que serão realizadas pela equipe, como estabelece o projeto", disse.

Báquicos participou de oficina preparatória em Prudente


Nos dias 2 e 3 deste mês, atores, produtores e diretores da Cia. Báquicos participaram de oficinas de formação no Centro Cultural Mattarazzo, em Presidente Prudente. Os encontros foram destinados a companhias teatrais da região e aconteceram em módulos diferenciados: para iniciantes, ministrada pelo ator Weber Reis; atores com experiência, pelo ator Leonardo Antunes, e para diretores, cuja orientação foi do ator e diretor Marcelo Mattos.

Da Cia. Báquicos estiveram os atores Murilo Busto e Andressa Cordiolli, que participaram da oficina com Weber, e Édison Trombeta e Andrea Renolfi, com Leonardo Antunes. Tiago Casado e Luiz Zaniboni participaram da oficina de direção, cujo tema foi "Diretividade do processo de criação artística". O encontro regional de teatro foi uma realização do projeto Ademar Guerra 2011 através Oficina Cultural "Timochenco Wehbi" em parceria com o Centro Cultural Mattarazzo.

A Báquicos já apresentou os espetáculos Palhaços (de Timochenco Wehbi) e Sexo dos Anjos (de Flávio de Souza). Está com a produção finalizada de A Terceira Margem do Rio (Guimarães Rosa), cuja estreia deve ocorrer nas próximas semanas.

Além da orientação artística para a montagem de Quando as Máquinas Param, desenvolve atualmente o projeto paralelo A Hora da Estrela (Clarice Lispector), com Rafael Sabatini, Murilo Busto e Andressa Cordiolli.

Projeto Ademar Guerra

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Essa ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos.

Este incentivo e valorização de grupos visa fomentar a formação de público e alimentar a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos para suprir a carência de suporte técnico na área artística, valorizando assim a produção cultural destas cidades.

Além disso, o projeto possibilita o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!