quinta-feira, 10 de março de 2011

Acessa São Paulo instala novos computadores em Adamantina

O programa Acessa São Paulo de Adamantina, que funciona na Biblioteca Pública Municipal Cônego João Baptista de Aquino, recebeu novos equipamentos de informática.

Os antigos monitores de tubo foram substituídos por LCD de 19 polegadas. As novas CPUs agora têm leitora de CD e DVD e entradas USB e memória RAM de 1 GB de velocidade. As inovações na estrutura do Acessa São Paulo também incluem novos teclados e mouses.

A modernização da estrutura foi solicitada pelo prefeito Kiko Micheloni à Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo. Os equipamentos foram recebidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, na última semana, e instalados por técnico do Acessa São Paulo.

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que já ultrapassou a marca de 50 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, são mais de 2 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 617 postos em funcionamento em 532 municípios, com mais de 5 mil computadores e 1,2 mil monitores.

O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). Tem como missão garantir acesso democrático e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, facilitando o uso dos serviços de governo e produção de conhecimento, e promovendo os processos de participação pública e redes sociais para o desenvolvimento econômico, social, pessoal e da cidadania.

O infocentro do Acessa São Paulo, na Biblioteca de Adamantina, funciona das 8h às 11h e das 13h às 16h. Informações no local ou pelo telefone 3522-4299.

Acessa SP é aprovado por 98% dos usuários

A Secretaria de Gestão Pública noticiou em seu site, em 1º de março, o resultado da primeira pesquisa de opinião sobre o Acessa SP: 98% dos usuários aprovam o programa de inclusão digital. Aplicada no final de 2010 pelo Instituto Ibope Inteligência, a avaliação contou com entrevistas a usuários do serviço na capital e interior do Estado.


A nota atribuída ao programa foi 8,8, média dada também aos monitores, que auxiliam os cidadãos que necessitam de ajuda para o manuseio do computador ou na realização de serviços. A assiduidade dos usuários é característica nos postos do Acessa SP. Dos 400 entrevistados, 23% utilizam o serviço todos os dias e 24% de 3 a 4 vezes por semana.

Questionados sobre os serviços acessados, 66% dos entrevistados citaram envio e recebimento de email, 51% pesquisam vagas de emprego, 45% buscam lazer e entretenimento na web, 39% elaboram e enviam currículos, 35% fazem pesquisas escolares e 30% buscam serviços de utilidade pública. Apesar do estímulo do Acessa SP para a educação à distância, apenas 8% dos usuários pesquisados declararam buscar cursos realizados através da Internet.

No quesito satisfação, os resultados foram expressivos. O programa foi avaliado como ótimo ou bom por 92% dos usuários e 95% afirmaram que recomendariam o serviço para amigos e parentes. Mais de 80% dos usuários entrevistados declararam que o Acessa SP melhorou sua vida.

Texto - Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!