segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Em dobro: Espetáculo de dança “Adoniran 100 anos” será sábado e domingo


Nos dias 12 e 13 de fevereiro (sábado e domingo), acontece o espetáculo de dança Adoniran 100 anos, pela Cia. 3 de Paus de Dança Contemporânea. A atração será às 20h30, no Ginásio de Esportes Paulo Camargo e tem entrada franca.


O universo das poesias de Adoniran Barbosa, com sua simplicidade desconcertante, bom humor e ingênua malandragem é o sopro de inspiração que move este novo trabalho. Traduzir Adoniran para a dança é mergulhar no romantismo, no samba, na solidariedade e na resignação, o que foi posto em prática pela Cia 3 de Paus.


Ao som de violão, pandeiro, caixa de fósforos e sapatos, a movimentação baseia-se na técnica contemporânea e está impregnada de esperança, dor-de-cotovelo, alegrias, sonhos desfeitos; caracterizando uma estética de construção-desconstrução, porém apostando alto na simplicidade.


A trilha sonora do espetáculo é composta de músicas originais da obra de Adoniran Barbosa e releituras feitas pelos intérpretes e executadas ao vivo, incluindo percussão corporal e sapateado.


O espetáculo será realizado por meio do ProAC - Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.


“Se tudo acaba em samba, começaremos com Adoniran...”


Adoniran Barbosa, poeta do samba, filósofo do cotidiano que captou em suas músicas tanto da alma de um povo; figura ímpar, tão prazerosa de ser celebrada, dizia que compunha suas canções andando, no ritmo das passadas que o levavam por entre ruas e viadutos aos verdadeiros redutos da boemia paulistana. E ele, como poucos, falou sempre tão simples e docemente sobre a paisagem urbana, os amores, as tragédias, os reveses, os acasos e descasos do dia-a-dia.


Por estas e outras é que a Cia 3 de Paus resolveu reafirmar a opção pela simplicidade e pelo samba; o samba que se desenvolve a partir de uma singular caixa de fósforos, numa cadência única e reveladora do caráter criativo e universal da música popular brasileira.


Workshop de dança contemporânea e percussão corporal


No domingo a Cia 3 de Paus realiza em Adamantina o workshop de dança contemporânea e percussão corporal. O encontro acontece às 15 horas, no Ginásio Municipal de Esportes. Os interessados precisam ter idade superior a 14 anos.


O workshop ensina a técnica de percussão corporal em movimento (extrair sons do corpo com as mãos, batidas de pés no chão e voz, simultaneamente com a coreografia), que pode despertar o interesse das pessoas por uma performance multidisciplinar, demonstrando que é possível dançar, cantar e extrair sons do próprio corpo, ao mesmo tempo.


Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!