quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cultura apresenta programação de outubro

Alice no Sertão das Maravilhas se apresenta no dia 10 de outubro no Ginásio


Para o mês de outubro, a programação da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina traz um conjunto de atrações envolvendo teatro, show musical e mostra oficial de curtas-metragens, sendo que todos os espetáculos tem entrada franca.


Por meio do Circuito Cultural Paulista, será realizado no dia 10 de outubro, às 20h30, no Ginásio de Esportes Paulo Camargo, o espetáculo Alice No Sertão das Maravilhas.


A peça toma como ponto de partida as aventuras vividas por Alice em uma floresta tipicamente europeia. Andréa Elia, diretora do espetáculo, adaptou a história para a realidade nordestina. “Com a transposição da história para o nosso universo fica mais fácil a compreensão da mensagem. Queremos mostrar às crianças o nosso sertão, fantástico e culturalmente rico”. Humor e poesia perpassam todo o espetáculo. Transposto para o universo folclórico do sertão, o musical infanto-juvenil traz personagens com nomes divertidos como o Tatu Avexado, o Repentista Batista e a Cangaceira de Copas.


No dia 24 de outubro ás 20h30, será apresentado na Praça José Parrila (Praça da Estrela), o show Musical Violões da Garoa”, comEuclides Marques & Luizinho 7 Cordas.


O duo de violões Euclides Marques & Luizinho 7 Cordas formou-se em 2004. Eles estiveram em Adamantina no ano passado, quando participaram da primeira edição do Toró Cultural, com um show realizado na manhã de domingo, na Estação Recreio, junto com a Feira Livre.


Agora, voltam a Adamantina com o show Violões da Garoa, e trazem a releitura das obras de quatro violonistas paulistas consagrados entre os mais importantes da história da nossa música: Américo Jacomino “Canhoto”, Dilermando Reis, Aníbal Augusto Sardinha “Garoto” e Paulinho Nogueira.


A vinda deles a Adamantina foi possível por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O espetáculo está circulando pelo Brasil e exterior neste ano.



No dia 28 de Outubro é comemorado o Dia Internacional da Animação. Neste dia, em 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Para comemorar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA lançou, em 2002, o Dia Internacional da Animação, que conta atualmente com grupos internacionais filiados em cerca de 50 países. No Brasil, o Dia Internacional da Animação é um evento organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA, está na sétima edição. A mostra oficial de curtas-metragens é realizada no dia 28 de outubro em mais de 400 cidades brasileiras abrangendo todos os estados. Adamantina é um desses 400 pontos de exibição.


Em Adamantina, as exibições acontecerão durante toda a semana, com mostra para portadores de necessidades especiais, na feira-livre (quarta-feira e sexta-feira), e no dia 28, quando é comemorado o Dia Mundial da Animação, as atividades estarão concentradas no campus 1 da FAI.



Para saber mais


Para saber mais sobre as atividades da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina, siga no Twitter, pelo perfil @VivaculturA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!