quarta-feira, 28 de abril de 2010

Maio traz espetáculos e atividades de formação cultural

Prometheus Nostros



A Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina divulgou a programação de atividades culturais para maio. Neste mês, teatro, dança, música e atividades de formação ligadas ao teatro, à cultura caipira e às artes visuais.


A programação de espetáculos será aberta dia 9 de maio, às 20h30, no galpão da Máquina Tiradentes (Irmãos Micheloni), com a Cia. Balagan, que fará em Adamantina a primeira apresentação da peça teatral Prometheus Nostros. A vinda da Balagan se dá por meio do Circuito Cultural Paulista e PROAC.


De acordo com o mito grego, Prometeu é aquele que rouba o fogo e concede aos homens a possibilidade do conhecimento, dando-lhes a consciência. O espetáculo conduz o espectador rumo à consciência de que o teatro é uma linguagem e, como tal, tem códigos próprios. Consciente dos códigos, o público vivencia uma nova experiência estética.


A peça tem duração de 1h30 e é indicada para público a partir de 14 anos. Para a estreia do espetáculo serão distribuídos apenas 50 convites, que deverão ser retirados antecipadamente, e de forma individual, somente na quarta-feira na próxima semana (5), no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal.


Os atores e produtores da Cia. Balagan chegam a Adamantina na véspera do espetáculo, sábado (8), quando realizam a oficina Formação do Olhar para o Teatro, na tentativa de fazer com que o espectador possa se relacionar mais ativa e criativamente com a obra teatral.


Os encontros foram criados pela Cia. Balagan com o objetivo de se investigar e de construir uma experiência estética e pedagógica que proporcionasse em sua forma, no seu modo de acontecer, condições de leitura de uma obra e condições de fruição para o espectador independente de sua formação.


A oficina vai acontecer no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, no sábado, 8, das 17h às 19h. São oferecidas 20 vagas. As inscrições devem ser feitas no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal.


Nos dias 22 e 29 de maio acontece em Adamantina o workshop de pintura mural “Espelho dos Desejos”, com o artista plástico e arte-educador Fábio Nagate, de Presidente Prudente. A atividade é realizada pela Oficina Cultural daquela cidade.


As inscrições são recebidas até o dia 21 de maio no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal, num total de 20 vagas. O ponto de partida para a atividade será o anfiteatro da Biblioteca, dia 22 de maio, onde haverá a parte teórica, seguindo logo após para atividades práticas. As aulas do workshop acontecerão das 9h às 12h e das 14h às 17h, dirigida a adolescentes e adultos e não há exigência de conhecimento em técnicas de desenho ou pintura.


No dia 29 de maio, das 19h às 20, também promovida pela Oficina Cultural de Presidente Prudente, vai acontecer a aula aberta de cultura caipira, seguida do show “Moro na beira do rio”, às 20h30, com o músico Romualdo Susuki, ambas no Anfiteatro da Biblioteca.


Para a aula-aberta são oferecidas 20 vagas, voltadas para adolescentes e adultos, e no show, participação livre. As inscrições para a aula-aberta devem ser feitas no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal.


Segundo Romualdo Susuki, o objetivo do trabalho “Moro na beira do rio” é promover um registro histórico cultural, contando e cantando através de canções um pouco da história do povo da região ribeirinha, costumes e tradições, falando de lugares, pessoas, sensações, perfumes, amores, noites de lua, festas do figueiral e Nossa Senhora dos Navegantes, das nossas lendas e mitos, estórias de pescador.


No dia 30 de maio acontece um segundo espetáculo, pelo Circuito Cultural Paulista, na linguagem de dança, com o Ballet Stagium. Será às 20h30, no Ginásio Municipal de Esportes “Paulo Camargo”, livre para todos os públicos.


O espetáculo é marcado por bom humor, grandeza poética e simplicidade. A obra homenageia um dos ícones de nosso país, o artista pernambucano Luiz Gonzaga, ao realizar uma leitura moderna da cultura popular do Nordeste. O título “Mané Gostoso” é uma alusão ao boneco feito em madeira – brinquedo infantil facilmente encontrado nas feiras nordestinas –, cujos braços e pernas são movimentados por meio de cordões.


Nova oficina de teatro


Estão abertas a partir do dia 4 de maio as inscrições para a Oficina de Leitura Dramática e Introdução ao Teatro, com o ator e diretor da Cia Báquicos de Teatro, Tiago Casado.


As inscrições serão recebidas de 4 de maio a 4 de junho no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal, num total de 30 vagas. A atividade vai acontecer sempre aos sábados, no período de 5 de junho a 31 de julho, dirigida para adolescentes e adultos, iniciantes nessa arte.


Tiago Casado realizou no ano passado uma oficina de iniciação ao teatro que deu origem à Cia Báquicos, em Adamantina. O primeiro espetáculo, “Palhaços”, foi encenado em Adamantina, Inúbia Paulista, Presidente Prudente (SESC) e em maio será apresentado em Presidente Epitácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!