terça-feira, 20 de abril de 2010

Domingo: “Cidade dos Sonhos” no Parque dos Pioneiros

Adamantina recebe no próximo domingo (25), a partir das 20h30, no Parque dos Pioneiros, o espetáculo “Cidade dos Sonhos”, com a Cia. Nau de Ícaros, que já apresentou seus trabalhos em festivais na Itália, França, Bélgica e Suíça.

A apresentação em Adamantina integra a programação de abril, do Circuito Cultural Paulista, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

O espetáculo teatral-circense infanto-juvenil é livre para todos os públicos e a expectativa é de grande público no domingo. Trata-se de uma “ópera buffa” circense, poética e gastronômica.

“Cidade dos Sonhos” desenvolve a partir do seguinte enredo: Panigon, Rei da São Saruê, terra fabulosa dos rios de leite e mel, onde “quem mais dorme mais ganha” e “onde as ruas são feitas de lasanha”, desembarca com sua troupe de ciganos-malabaristas e nômades-circenses numa “cidade feia” qualquer.

Assim que chegam, os ciganos iniciam uma farta distribuição de guloseimas para a platéia, bem como a colorir e enfeitar o cenário da cidade-feia. Isso conquista adeptos entre os habitantes do lugar, mas também leva às iras o Inspetor Furios del Thedius, defensor do “status quo” que solta fogo pelas ventas.

A luta entre Panigon e sua onírica troupe circense-cigana, dada a distribuir doces, com os inimigos do sonho e dos bombons de chocolate constitui o eixo ao redor do qual se articula a ação do espetáculo “Cidade dos Sonhos” que, além de encantar adultos, jovens e crianças, também quer adocicar as almas e as bocas de seus espectadores.

Linguagem própria

Foi através do alinhamento de seus conhecimentos em teatro, dança e música às técnicas circenses desenvolvidas nas escolas de picadeiro que um grupo de atores e artistas criou o espetáculo “Nau de Ícaros” (1992), espetáculo que lançou a linguagem desse grupo dentro de uma lona de circo, no Circo Escola Picadeiro de São Paulo, contando uma estória envolvente de marujos e suas mágicas embarcações.

Depois vieram “Sob o Céu” (1994), “Zerói” (1995), “Os Pescadores de Pérolas” (1995), “O Pallácio não Acorda” (1997), que ganhou ganhou 9 prêmios, sendo 5 Prêmios Mambembe (ator coadjuvante, direção, texto, melhor espetáculo e categoria espacial – técnicas circenses para o teatro), 2 Prêmios Coca-Cola (figurino, iluminação) e 2 Prêmios APCA (ator e cenário).

Em seguida “Quase Uma...” (1998), “O Casamento de Lina” (1999), “El Gran Circo Carnaval” (1999), “ÂnimaAção” (2001), “NauHumoricos” (2001), “O Circo” (2002), “E agora...” (2002), “Fronteiras” (2003), chegando a “Cidade dos Sonhos” (2004). E em junho deste mesmo ano, a Cia Cênica Nau de Icaros embarcou para a Europa com o projeto “Caravana” numa turnê de 90 dias e 67 apresentações em festivais na Itália, França, Bélgica e Suíça.

Com toda a diversidade conquistada com o passar dos anos, a Nau de Ícaros é hoje composta por profissionais destas diversas áreas, desenvolvendo uma linguagem própria aliada também aos conhecimentos da arquitetura e engenharia e mantendo um espaço de investigação e difusão de uma linguagem artística autêntica que recria nos espaços urbanos os ritos das festas e autos populares brasileiros.


Veja vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=P2fJ61rzz1s&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!