terça-feira, 20 de abril de 2010

Cultura abre inscrições pintura mural e aula-aberta de cultura caipira

Pintura mural vai interferir na paisagem urbana, em workshop com Fábio Nagate

Estão abertas a partir do dia 22 de abril, na Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina, as inscrições para o workshop de pintura mural “Espelho dos Desejos”, com o artista plástico e arte-educador Fábio Nagate, de Presidente Prudente, e a aula-aberta de cultura caipira, seguida de show, com Romualdo Susuki, de Presidente Epitácio.


As inscrições para o workshop de pintura mural serão recebidas de 22 de abril a 21 de maio, num total de 20 vagas. A atividade vai acontecer nos dias 22 e 29 de maio, dirigida para adolescentes e adultos e não há exigência de conhecimento em técnicas de desenho ou pintura.

A preparação teórica acontecerá na Biblioteca Municipal e as atividades práticas em área a ser divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura, já que o resultado final é a pintura mural em prédios públicos.

Nagate é graduado em educação artística na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e pós-graduado em Arte Educação na UNESP. Desde 2005 realiza exposições individuais e coletivas nos estados de São Paulo e Paraná, e aplicado oficinas em diversas cidades da região de Presidente Prudente.

Segundo o secretário municipal de cultura de Adamantina, Acácio Rocha, a grande expectativa pela realização do workshop de pintura mural em Adamantina é pela relação que a obra de arte passará a ter com a cidade, já que muitos experimentos tradicionalmente relacionam a arte com as pessoas (artistas e o público em geral), o que agora ganhará outros desdobramentos.

Essa interferência positiva em ocupar espaços não-convencionais é vista nas grandes cidades, sob diferentes pontos de vista. Em alguns, se coloca como uma arte marginal e transgressora. Outro olhar é a utilização dessas ferramentas como extensão dos ambientes, seja por meio da ação criativa, bem como pela ocupação dessas áreas, muitas vezes despercebidas ou sub-utilizadas pelo poder público e a comunidade.

Outra busca importante, segundo Acácio, é promover o relacionamento harmônico dessa arte com o ambiente urbano. “Esperamos que haja esse diálogo entre os elementos, que possam se completar e interagir, na tentativa de promover a arte e os espaços a partir desses novos experimentos”.

Cultura caipira

Para a aula-aberta sobre cultura caipira as inscrições serão recebidas de 28 de abril a 28 de maio. A aula-aberta vai acontecer no dia 29 de maio, das 19h às 20, seguida do show “Moro na beira do rio”, às 20h30, ambas no Anfiteatro da Biblioteca. São oferecidas 20 vagas, voltadas para adolescentes e adultos.

Segundo Romualdo Susuki, o objetivo do trabalho “Moro na beira do rio” é promover um registro histórico cultural, contando e cantando através de canções um pouco da história do povo da região ribeirinha, costumes e tradições, falando de lugares, pessoas, sensações, perfumes, amores, noites de lua, festas do figueiral e Nossa Senhora dos Navegantes, das nossas lendas e mitos, estórias de pescador.

Outra busca do músico é referenciar seu trabalho dentro de uma função sócio-educativa, no resgate e preservação da memória cultural da região e a promoção e difusão de sua identidade cultura.

As duas atividades são realizadas em Adamantina a partir do termo de cooperação estabelecido entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação Amigos das Oficinas Culturas (Assaoc), que administra as atividades da Oficina Cultural de Presidente Prudente. “Ao contemplar nossa cidade com a programação das oficinas culturais, percebemos uma relação de confiança para com o nosso trabalho, e queremos continuar a investir nesse tipo de parceria, onde as partes criam compromissos e conseguem superar as dificuldades, contabilizando resultados bastante positivos para as organizações, arte-educadores, público e as cidades”, finaliza Acácio Rocha, Secretário Municipal de Cultura de Adamantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!