quinta-feira, 8 de abril de 2010

Agende-se: abril traz teatro, circo, cinema e inscrições para oficinas

Dores de Amores, será encenado no dia 18 de abril

Uma programação bastante diversificada marca o conjunto de atrações da Secretaria Municipal de Cultura, para o mês de abril, envolvendo espetáculos de teatro e circo, sessões de cinema e abertura de inscrições para oficinas.


Pelo Circuito Cultural Paulista são duas atrações. A primeira delas agendada para o dia 18 de abril, às 20h30, no anfiteatro da Biblioteca Municipal, indicada para público com idade superior a 16 anos. Trata-se do espetáculo de teatro “Dores de Amores”, uma das maiores comédias brasileiras aplaudidas por mais de 100.000 pessoas.


No espetáculo um casal se prepara para dormir quando um fato muito corriqueiro faz vir à tona uma divertida e inusitada inversão de papéis. A platéia se vê diante de uma hilária briga de casal, que trata de assuntos como sexo, fantasia, fidelidade, traição, casamento e desejo. Como em toda briga de casal, pra quem está brigando é um inferno. Pra quem assiste, é diversão garantida.


No dia 25 de abril é a vez do Parque dos Pioneiros. No local, às 20h30, acontece o espetáculo circense Cidade dos Sonhos, com a Cia. Nau de Ícaros: uma “ópera buffa” circense, poética e gastronômica. Ou um resgate em linguagem de circo do milenário mito da São Saruê, fabulosa terra da prosperidade e da abundância onde não há dor, suor, velhice ou morte. Ou “As Bacantes”, de Eurípedes, transformadas em paródia e picadeiro. É livre para todos os públicos.


Em Adamantina o Circuito Cultural Paulista é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com Secretaria Municipal de Cultura e produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.


A Cia Nau de Ícaros com o espetáculo Cidade dos Sonhos, dia 25, no Parque dos Pioneiros


Inscrições abertas

Romualdo Suziki


A programação de abril conta também com atividades de formação cultural, com abertura de inscrições para a aula aberta sobre cultura caipira seguida do pocket-show “Moro na Beira Rio”, com Romualdo Susuki. As inscrições para a aula aberta serão feiras de 28 de abril a 28 de maio, num total de 30 vagas. A aula-aberta e o pocket-show estão agendados para o dia 29 de maio, com início às 19h, no anfiteatro da biblioteca.


A segunda atividade é o workshop pintura mural “Espelho dos Desejos” com Fábio Nagate. As inscrições serão recebidas de 22 de abril a 21 de maio e a atividade acontecerá nos dias 22 e 29 de maio, voltada para adolescentes e adultos. São 20 vagas. O local será definido nos próximos dias e será oportunamente divulgado, pois se trata de uma intervenção artísticas em um imóvel, que receberá pintura mural.


Essas duas atividades são promovidas pela Oficina Cultural Timochenco Wehbi, de Presidente Prudente, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Nas duas atividades as inscrições serão recebidas na Biblioteca Municipal, nas datas informadas.

A terceira atividade de formação é proposta pelo professor Alexandre Vieira, voltada ao street-dance, hip-hop e outros estilos. As aulas são voltadas para iniciantes e aqueles que já conhecem os estilos e acontecerão às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h30 às 21h, na praça Élio Micheloni. Informações e inscrições na Biblioteca Municipal.


Fábio Nagate

Vá ao Cinema

Foi aberta no dia 2 de abril a nova temporada do Programa Vá ao Cinema em Adamantina, com a distribuição gratuita de 10 mil vale-ingressos pela Secretaria de Estado da Cultura. As sessões serão realizadas no Cine Cyber Planet durante todo o mês, até o dia 29 de abril.


Para a temporada do Vá ao Cinema, de 2 a 29 de abril, são quatro opções de filmes: “Fim da Linha” e “Noel – O poeta da Vila”, e os infantis “A ilha do terrível Rapaterra” e “Xuxa e o Mistério de Feiurinha”.


Os agendamentos podem ser feitos pelas escolas públicas e entidades, diretamente no Cine Cyber Planet, com a produtora Karin Yamada, pelo telefone (18) 3522-2300. No agendamento, a escola ou entidade faz também a indicação do filme que deseja assistir, todos nacionais.


As sessões serão montadas nos períodos da manhã, tarde e noite, para atender as escolas e entidades, dentro dos seus horários de atividades. "É uma forma de garantir o envolvimento das escolas e instituições, e assegurar a presença dos estudantes e assistidos no programa", explica o secretário municipal de cultura, Acácio Rocha.


Em 2008 o Programa Vá ao Cinema atendeu Adamantina com três temporadas e a distribuição de 30 mil vale-ingressos. O mesmo ocorreu em 2009. Ao todo o programa distribuiu 60 mil vale-ingressos.


O Vá ao Cinema é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceira com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), desde 2007. Ao longo de 2008, a iniciativa exibiu 40 títulos em 100 cidades do Estado. Foram distribuídos 2.270.000 ingressos com o retorno, nas bilheterias dos cinemas, de 1,9 milhão durante os oito meses do programa.


O objetivo do Vá ao Cinema é assegurar para todas as camadas sociais, o acesso a filmes nacionais, despertando o gosto para esta arte. Ao mesmo tempo, o programa visa fortalecer os cinemas paulistas, permitindo a injeção de recursos por meio do reembolso dos ingressos, feito diretamente pelo governo estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!