quinta-feira, 11 de março de 2010

Adamantina entre os delegados paulistas na Conferência Nacional de Cultura

Os delegados por SP Tiago e Valdeir com o Secretário de Estado da Cultura, João Sayad

Os dois delegados da sociedade civil da área de cultura da região de Presidente Prudente, eleitos na Conferência Estadual de Cultura, em São Paulo, em novembro passado, são de Adamantina.

Na conferência estadual foram eleitos 50 delegados paulistas – o que ocorreu também em cada Estado brasileiro, e eles estarão reunidos em Brasília, nesta semana (11 a 14), onde acontece a II Conferência Nacional de Cultura.

Os delegados da região de Presidente Prudente, da sociedade civil, são Valdeir Dias Santos e Tiago Machado Casado, de Adamantina. Eles foram eleitos delegados de Adamantina, na Conferência Municipal de Cultura, e em São Paulo foram eleitos pela região, para representá-la, na Conferência Nacional.

Valdeir confirmou sua participação e Tiago, por motivos profissionais, não poderá participar, o que levou o governo paulista a convocar seu suplente.

O Secretário Municipal de Cultura de Adamantina foi nomeado pelo Secretário de Estado da Cultura, João Sayad, para a comissão organizadora da Conferência Estadual de Cultura, realizada em novembro. “Conseguimos colocar Adamantina no mapa das políticas públicas de cultura e levamos a cidade a uma condição nunca alcançada. Hoje, é reconhecida em todo o Estado de São Paulo pelos debates que propõe, pela liderança regional no setor e pela vontade local em se propor, constituir e consolidar um conjunto de políticas públicas para a cultura”, comemora.

Maior participação

Na sua primeira edição, a Conferência Nacional de Cultura, que aconteceu em 2005, 1.192 municípios realizaram as suas Conferências, o que representou 21,42% do total das cidades brasileiras. Nesta segunda edição, nas etapas municipais e estaduais, observou-se um significativo avanço no processo participativo, uma vez que, de agosto a outubro de 2009, aconteceram 3500 reuniões, ou seja, mais da metade do total dos municípios do País estiveram envolvidos.

Em Adamantina a Conferência Municipal de Cultura foi realizada em outubro. Os temas discutidos em nível local foram ampliados e debatidos em nível estadual, e a partir dessas discussões foram elaboradas as propostas de São Paulo, em torno de cinco eixos, que agora vão ser juntadas e debatidas nacionalmente, em Brasília.

Os cinco eixos temáticos são: I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural, focado na produção de arte, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação; II - Cultura, Cidade e Cidadania, voltado às cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais; III - Cultura e Desenvolvimento Sustentável, que discutirá a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento; IV - Cultura e Economia Criativa, que abordará a economia como estratégia de desenvolvimento; e V - Gestão e Institucional idade da Cultura, que visa o fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.


Para saber mais sobre a II Conferência Nacional de Cultura: http://blogs.cultura.gov.br/cnc


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!