quinta-feira, 4 de março de 2010

Cultura: venezuelano traz músicas turcas e egípcias no domingo


O músico venezuelano Douglas Felis, formado no Cairo (Egito) é a atração trazida a Adamantina pelo Circuito Cultural Paulista, neste domingo (7), às 20h30, no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal, com entrada franca.

Ele apresenta o espetáculo Rihla, com repertório de músicas tradicionais e turcas (ciganas e clássicas) e egípcias (folclóricas e místicas). Os instrumentos utilizados no show, também são tradicionais da região, como as flautas kawala e ney, os instrumentos de corda ud e zas e os tambores darbuka e bendir.

A principal atuação de Douglas, na música, é como percussionista (tabla egípcia ou derbake, riqq, bendir). Também é cantor e toca instrumentos de sopro (ney e kawala) e cordas orientais (alaúde e baglama).

Douglas tem se apresentado nos últimos anos na Espanha, Egito, Argentina, Uruguai e Brasil alem de ter realizado workshops nestes países para músicos e dançarinas. Em Adamantina, ele estará acompanhado dos músicos Bruno Mansini, Fabrício Batalha e Mário Aphonso III.

O Circuito Cultural Paulista é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, com parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina e co-produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Douglas traz workshop de ritmos orientais

A temporada de 2010 do Circuito Cultural Paulista traz a algumas cidades um projeto piloto, que também oferece oficinas e workshops, aproveitando a presença de artistas e grupos, nessas localidades.

A primeira delas é a Oficina de Ritmos Orientais, com o venezuelano Douglas Felis. Será realizada no dia 7 de março, as 14h, no Anfiteatro da Biblioteca, com entrada franca. Informações antecipadas e inscrições na Biblioteca Municipal. A atividade é gratuita e podem participar músicos e demais interessados, com idade a partir de 16 anos.

No workshop, Douglas vai desenvolver a atividade em torno de ritmos turcos, egípcios e marroquinos, tanto populares quanto clássicos e religiosos. Os tambores a serem utilizados no workshop são Derbake, Bendir, Doholla e Riqq. Será explicado sobre a construção e a origem ancestral de cada um dos instrumentos e sua utilização dentro de uma orquestra tradicional, além das diversas técnicas de execução que cada instrumento possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!