terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ampliação da biblioteca: Diário Oficial publica convênio


Os trâmites legais do convênio que prevê a ampliação e reforma da Biblioteca Municipal “Cônego João Baptista de Aquino” foram finalizados em dezembro, com a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Adamantina e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento.

O extrato do Convênio 1804/2009 (Processo 1935/2009), foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no dia 29 de dezembro, tendo como data de assinatura o dia anterior. Assim, encerra o ciclo inicial, efetivando a celebração do convênio, no valor de R$ 313.516,33, sendo que R$ 300 mil provém do governo estadual e o restante dos recursos municipais. Os recursos foram viabilizados a partir do trabalho do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), junto ao governo paulista.

Pelo convênio, as atuais instalações serão reformadas, e serão construídos outros 339m2 de ampliação, nos dois pavimentos. A equipe da Secretaria Municipal de Cultura aguarda os trâmites finais para que seja depositado o recurso em conta, para que se proceda a licitação pública para execução da obra.

O prefeito Kiko Micheloni comemora a conquista. “Desde que foi inaugurada no final dos anos 70, esse é o primeiro grande investimento realizado pelo poder público no local”, diz. “É um espaço que foi revitalizado, se pensamos em ocupação e realização de programações culturais e que precisa, agora, atender essa nova demanda, acomodando melhor o público e as atrações que temos recebido em Adamantina”, disse.

O olhar à cultura faz de Adamantina uma das cidades mais sensíveis ao tema, em toda a região. “Isso é fruto do nosso entendimento em dedicarmos à cultura, em nosso governo, a devida importância estratégica que deve ocupar nas pautas de políticas públicas. Ainda há muito o que fazer, mas temos dado nossa contribuição a uma área que foi desprestigiada durante muitos anos em nossa cidade”, completa Micheloni.

Mais de 300m²

Segundo o secretário municipal de cultura de Adamantina, Acácio Rocha, todo o projeto técnico foi elaborado pelo Departamento de Engenharia, Secretaria de Planejamento e Gabinete do Prefeito.

Serão cerca de 330 m² de ampliação e reforma nos dois pavimentos (biblioteca e anfiteatro) em direção à avenida Rio Branco, dando maior funcionalidade ao local, maior capacidade de público e total atenção à acessibilidade para portadores de necessidades especiais ao salão, sanitários e inclusive no palco e seus camarins.

De acordo com o projeto de engenharia, a área superior (anfiteatro) terá a sua atual estrutura reservada exclusivamente para a ampliação da platéia, com a demolição dos atuais palco e camarins. Na nova área a ser construída estarão o novo palco em dimensões que permitirão trazer a Adamantina espetáculos das mais diversas naturezas e coxias com camarins e sanitários masculino e feminino, inclusive adaptados para acessibilidade.

O acesso de atores e equipe técnica aos camarins, sanitários, coxias e palco ganhará uma entrada de serviço, por meio de rampa externa, assegurando total acessibilidade.

Ainda no pavimento superior serão realizadas outras mudanças. A passarela que dá acesso ao anfiteatro será ampliada, coberta e parcialmente fechada com vidros temperados e funcionará como um foyer (recepção), com contornos arredondados. O acesso aos sanitários pelo público (masculino, feminino e acessíveis), no anfiteatro, se dará a partir do foyer e não mais pelo salão da platéia.

Com a construção dos novos sanitários adaptados, a atual sala do Arquivo Histórico no piso superior será remodelada e funcionará com o cabine de controle e área de despejo de equipamentos de som e luz.

Outra mudança é a eliminação das janelas laterais do anfiteatro, que serão fechadas com alvenaria, garantindo maior controle interno de som (eliminação de ruídos externos), controle de iluminação e ar condicionado, reduzindo seu consumo.

No piso inferior as mudanças acompanharão as novas dimensões do prédio, com ampliação do salão de leitura, remodelação dos sanitários, construção de sanitários com acessibilidade e a construção de duas novas salas, ampliando duas existentes atualmente.

A primeira delas receberá o acervo de obras de referência, com guichês de atendimento. A segunda receberá o Arquivo Histórico, que ganhará uma área exclusiva para acondicionamento e outra reservada para pesquisas e consultas.


As esquadrias metálicas das janelas que serão retiradas no piso superior serão aproveitadas na ampliação do piso inferior, respeitando o desenho do prédio.


Após iniciada, as obras devem levar de 6 a 8 meses e serão conduzidas a provocar o menor impacto possível no andamento das atividades da biblioteca e da programação de eventos no anfiteatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!