terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Peça teatral “Palhaços” terá nova apresentação neste domingo


O espetáculo teatral “Palhaços”, do autor Timochenco Wehbi, produzido pela Cia. Báquicos de Teatro, de Adamantina, terá uma nova apresentação neste domingo (6), no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, às 20h30. A entrada será gratuita, com limitação da plateia em 100 lugares. A peça é indicada para público acima de 14 anos.

A peça marcou a estreia da Cia. Báquicos de Teatro na cidade nos dias 14 e 15 de novembro. A produção, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina, tem direção de Tiago Casado, que integra o elenco com o ator Vinícius Demarque. O trabalho contou também com a colaboração técnica do diretor de teatro Luiz Zaniboni, que assina a sonoplastia.

“Palhaços” apresenta um diálogo travado nos bastidores de um velho circo entre um palhaço e um fã, que invade o camarim após a sessão, levando os limites que separam representação e realidade às mais inusitadas revelações. E o que deveria ser mais um número, transforma-se num jogo tragicômico e surpreendente, no qual o artista desconstrói os sonhos mais puros e os desejos mais pérfidos de seu fã. A partir de uma linguagem realista, o espetáculo remete à poética circense, buscando levar o público a uma íntima experiência estética e teatral.

Segundo o diretor Tiago Casado, o texto, escrito em 1974, é ainda atual e um convite a olharmos para dentro de nós mesmos enquanto indivíduos. “‘Palhaços’ é um apelo. Traz à tona uma reflexão iminente e ainda atual acerca dos valores que conduzem a sociedade e dos ideais que nos lançam para onde, supostamente, deveríamos ir. Os conflitos apresentados são aparentemente comuns, no entanto, nos levam a perceber que as diferentes formas com que encaramos a realidade ou a mascaramos fazem com que sejamos o que somos, ou seja, nos fazem interpretar determinados papéis diante da sociedade, conscientes disso ou não”, explica.

O contexto do espetáculo fala ainda das escolhas feitas e até mesmo da falta delas, o que é pior. “Somos conscientes de que desempenhamos papéis? Se somos, por qual sentido o fazemos? Se não somos, o que não nos permite enxergar tal condição? Não sabemos se há respostas precisas. Mas sabemos que há os papéis, há os indivíduos-atores e há uma sociedade-palco que sempre espera por um espetáculo novo, atraente, que extasie. E esse script muitas vezes é imposto por uma mídia vendida e montada para que sejamos produtos de mercado. Isso pode nos surpreender, à medida que deixamos de nos sentir espectadores e passamos a nos perceber como protagonistas desse palco”, finaliza.

Peça é destaque em Evento Cultural do Oeste Paulista

Recentemente, a montagem foi destaque no II Encontro Regional de Cultura do Oeste Paulista, sediado em Adamantina no dia 17 de novembro. O evento, realizado pela Oficina Cultural Regional “Timochenco Wehbi” de Presidente Prudente, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, contou com a participação de vários secretários e dirigentes de cultura do Oeste Paulista e com a presença de diretores da Assaoc-SP, órgão do Governo Estadual responsável pelas Oficinas Culturais. Na ocasião, houve a apresentação do espetáculo “Palhaços”, como parte da programação.

Após a mesma, Paulo Brasil (Coordenador da Oficina Cultural Regional de Presidente Prudente), elogiou a produção da companhia. adamantinense, ressaltando a fidelidade do trabalho em relação à obra do autor, que é patrono da Oficina Cultural da região. “Apontando diretamente para a recente montagem da Báquicos Cia. Teatral, Tiago Casado, Vinícius Demarque e toda a sua equipe, rompem conceitos e fazem nossos olhos e mentes se voltarem para a Nova Alta Paulista e reconhecer que conquistaram um lugar na história da arte e da cultura da nossa gente num momento de efervescência regional. É a vanguarda que pede passagem. É a reafirmação de que a velha e a boa arte pode brotar e levantar seu estandarte à margem de tantos outros legitimados, e nos conduzir num misto de susto e alegria para uma reflexão que aponta para a importância do coletivo”, destacou Brasil em crítica ao trabalho do grupo. Ainda no evento, o diretor executivo da Assaoc, Lorenzo Mammi, ressaltou a qualidade do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!