terça-feira, 10 de novembro de 2009

Adamantina sedia na próxima terça-feira II Encontro Regional de Cultura do Oeste Paulista

Adamantina sedia na próxima terça-feira (17) o II Encontro Regional de Cultura do Oeste Paulista. A programação será aberta às 9h e segue durante todo o dia, no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”, com entrada franca.

A atividade é voltada para os gestores públicos de cultura da região de Presidente Prudente, artistas e demais interessados nas ações de cultura, em especial no campo da formação.

A atividade é organizada pela Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi, de Presidente Prudente, com apoio local da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina.

A programação terá seu momento de credenciamento a partir das 9h, quando será apresentada Instalação Fotográfica assinada pelo fotógrafo prudentino Paulo Miguel e a partir daí, abertura oficial com o coordenador da Oficina Cultural Timochenco Wehbi, Paulo Brasil, e o secretário municipal de cultura de Adamantina, Acácio Rocha.

A palestra inaugural será conduzida pela professora Izabel Castanha Gil, que vai falar sobre o tema “Formação Histórico-Social do Oeste Paulista e a Construção da Identidade Regional”.

Em seguida, apresentação do espetáculo teatral Palhaços, com a Cia. Báquicos, de Adamantina. Esse trabalho teve início em uma oficina de formação teatral realizada em Adamantina, em maio e junho deste ano. Após o espetáculo, intervalo para almoço (livre).

No período, antecedendo a reabertura dos trabalhos, pocket-show “Nossa Colcha de Retalhos, a Formação da Cultura Popular da Nossa Terra”, com o músico Bill Duque, de Presidente Epitácio.

Em seguida, haverá a composição da mesa com o secretário municipal de cultura Acácio Rocha, que vai fazer a entrega da “Carta de Adamantina”, um conjunto de intenções, dos dirigentes de cultura da região de Presidente Prudente, na área de formação cultural.

Após, pronunciamento do diretor executivo da Assaoc (Associação dos Amigos das Oficinas Culturais), Lorenzo Mammi. A partir de um contrato de gestão estabelecido com a Secretaria de Estado da Cultura, a Assaoc opera todas as oficinas culturais do interior e capital, como a Oficina Cultural Timochenco Wehbi, de Presidente Prudente.

As participações de representantes da Assaoc seguem com a diretora de desenvolvimento institucional Beatriz Matta, a diretora financeira Celeni Moraes de Sousa, a gerente de acompanhamento e avaliação Mônica Honma e a gerente técnica Marília Bonas.

Coordenadora da UFC estará em Adamantina

A última exposição no II Encontro Regional de Cultura do Oeste Paulista será feita pela coordenadora da Unidade de Formação Cultural (UFC) da Secretaria de Estado da Cultura, Carla de Almeida Carvalho. A UFC é a responsável pelos programas de iniciação e formação nas diversas linguagens artísticas. No caso da música, conta com o Guri Santa Marcelina, o Conservatório de Tatuí e o Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo), assim como o Projeto Guri, que contribui para a inserção social de jovens por meio do ensino musical.

A formação profissional na área da dança, por meio da UFC, fica por conta da São Paulo Companhia de Dança, enquanto que o programa Fábricas de Cultura leva a jovens da capital – em situação de alta vulnerabilidade social – vivências culturais e artísticas centradas no circo, na música, no teatro e na dança. A UFC responde também pelas ações da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, bem como pelas Oficinas Culturais, que oferecem ampla programação a todas as idades em diversas regiões do Estado.

Após todas as exposições o público terá oportunidade de apresentar propostas e dirigir perguntas aos participantes, em plenária aberta. O encerramento deve ocorrer por volta das 16h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!