quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Teatro Criança Ecológica esteve em Adamantina

As crianças de Adamantina e região receberam nesta terça-feira (20), no Ginásio Municipal Paulo Camargo duas apresentações do Teatro Criança Ecológica, uma parceria da Secretaria do Estado de Meio Ambiente que trouxe para as crianças a oportunidade de brincar e aprender sobre o meio ambiente com a turma Criança Ecológica.


Cerca de 1.300 pessoas, entre crianças e professores das cidades de Adamantina, Lucélia, Sagres e Santópolis do Aguapeí e também pacientes da Clínica de Repouso Nosso Lar de Adamantina, participaram das apresentações.


A trupe de atores, caracterizados como personagens da turma Criança Ecológica, percorrerá 15 cidades do interior paulista, e Adamantina foi uma das escolhidas. “Foi um presente que Adamantina recebeu da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, onde as crianças de nosso município e região puderam aprender brincando e cantando sobre o meio ambiente”, disse o secretario de agricultura, abastecimento e meio ambiente de Adamantina – Ronaldo Sciotti.

O Teatro

Os personagens da peça são baseados no livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma!”. Você conhecerá Frida Flor, que luta pela preservação das florestas; Bob Água, que cuida da limpeza dos rios; Fred Fauno, amigo dos animais; Max Limpo, que luta contra a poluição; e Nika Valente, que faz um alerta para o aquecimento global. Há também os vilões: Dick Poluição, sujo e malvado com os animais; e Poli Vigarista, uma garota má e consumista.


Na peça, o Planeta Terra precisa de ajuda. Os vilões Poli Vigarista e Dick Poluição sujam a cidade, deixam as torneiras abertas, as luzes acesas e maltratam os animais. A turma da Criança Ecológica vai usar todos seus poderes para impedir os vilões de destruir o meio ambiente e mostrar a importância de cuidar do Planeta. O Teatro Criança Ecológica chega para dar vida aos personagens e às mensagens ambientais do projeto, assim envolvendo pais e crianças na proteção da natureza.


Projeto Criança Ecológica


Lançado no dia 19 de março de 2009, pelo Governo do Estado, o Criança Ecológica, que integra os 21 Projetos Ambientais Estratégicos, objetiva sensibilizar e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Agendas ambientais, determinadas por cores e temas – Azul, água, Verde, fauna e flora, Cinza, poluição, e Amarela, educação para a vida – são os trajetos para interação com as atividades ambientais.


As escolas podem participar agendando uma visita a um dos espaços do projeto – Villa Ambiental, Verde Vivo, Bicho Legal, Água Amiga e Floresta Legal - , onde as crianças, por meio de atividades lúdicas, aprendem com a turma Criança Ecológica sobre a importância de proteger o meio ambiente.


A previsão é de que até dezembro mais de 13 mil alunos visitem os espaços pedagógicos do Criança Ecológica. O projeto já foi incorporado por 402 municípios do Estado de São Paulo e mais de 100 mil livros “Criança Ecológica – Sou dessa turma!” foram distribuídos na rede municipal de ensino.


Mais informações sobre o projeto no site www.criancaecologica.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!