quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Adamantina participa do Dia Internacional da Animação



Produções do cinema de animação russo, australiano, português e brasileiro, entre outros países, farão parte da Mostra Oficial do Dia Internacional da Animação 2009, que será realizado em Adamantina e em cerca de 400 cidades de todo Brasil, simultaneamente, às 19h30, do dia 28 de outubro. A entrada é gratuita.

Para este ano, foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, nove foram selecionados para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA).

Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D.

Em Adamantina, as exibições acontecerão na Praça Viva Cultura na noite de quarta-feira (28), montada no ATC (Adamantina Tênis Clube), onde acontece a Semana da Moda.

Mostra para portadores de necessidades especiais

Durante todo o dia serão realizadas exibições para portadores de necessidades especiais, em formatos direcionados a deficientes auditivos, deficientes visuais e portadores de síndrome de down e autismo. As exibições acontecerão na APAE, Clínica de Repouso Nosso Lar e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Para a montagem da mostra para deficientes auditivos e surdos foram selecionados uma hora de curtas de animação brasileiros com diálogos que receberam legenda em português. Isto possibilitará o entendimento desses filmes para aqueles que não podem ouvir. Na legendagem, símbolos indicam tudo o que está acontecendo no som do filme. Os ruídos, a música e quem está falando são descritos na legenda.

As mostras para portadores de deficiência visual e cegos foram elaboradas a partir da coletânea dos curtas metragens exibidos nas edições anteriores do DIA. Esses filmes receberam uma audiodescrição, ou seja, uma narração que permite que os espectadores entendam o filme mesmo não podendo visualizar as imagens ou tendo algum tipo de dificuldade de entendimento. Nela, pode-se ouvir nos intervalos dos diálogos tudo aquilo que não dá para perceber somente através da audição: as cenas sem diálogo, as reações silenciosas, os cenários, os figurinos, as paisagens e os tipos físicos. Tudo é descrito com uma técnica específica, dentro de padrões e critérios internacionais. Para portadores de Sindrome de Down e Autismo o recurso de audiodescrição facilita o entendimento e a percepção sobre as obras exibidas, possibilitando o acesso a este tipo de atividade cultural.

O Dia

Dia Internacional da Animação – comemora o aniversário de 117 anos da primeira projeção pública mundial de imagens animadas, em 1892. O pioneiro realizador Emile Reynaud promoveu com seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, a proeza de exibir desenhos animados três anos antes do cinematógrafo – o pai do cinema moderno – ser apresentado pelos irmãos Lumiere.

O Estado de São Paulo é o recordista de cidades participantes no Brasil. Das mais de 400 localidades brasileiras, 102 são paulistas. Desse total, em 2009, 66 municípios do Estado vão receber o Dia Internacional da Animação pela primeira vez. Confira a lista completa das cidades no site www.diadanimacao.com.br.

No Brasil, o DIA é realizado desde 2004 pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação, e avança território, conquistando apoio e público a cada ano. Em 2008, 150 cidades promoveram a Mostra Oficial do DIA. Em 2009, cerca de 4000s cerDas cerca de Thomas Larson, de Ribeirfilmes de a municípios vão realizar o evento graças à iniciativa voluntária dos organizadores locais e dos patrocínios de entidades, empresas e programas públicos. No mundo, mais de 30 países participam do evento.

O projeto é patrocinado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e pela Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Cultural, com incentivo da Lei Rouanet. E também conta com parceria da ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação, que faz com que os filmes brasileiros também sejam apresentados em outros países que comemoram o DIA. No Estado de São Paulo, recebe o patrocínio do ProAC - Programa de Apoio à Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Um comentário:

  1. UAL!

    Por favor, se puderem postem amanhã a apresentação de hj das 19:30 para divulgação no jornal.

    Grata,

    ResponderExcluir

Participou? Comente!