quinta-feira, 8 de outubro de 2009

II Conferência Municipal de Cultura na próxima quinta-feira


Adamantina realiza na próxima quinta-feira (15), às 20h30, sua II Conferência Municipal de Cultura. O evento será no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”.


Na mesma data ocorrerá a eleição do Conselho Municipal de Cultura 2009/2011 e eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura, em novembro. Em sintonia com todos os municípios brasileiros Adamantina vai discutir o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”.


A Conferência de Municipal de Cultura é parte de uma nova dinâmica na gestão pública de cultura e deve ocorrer até o final de outubro em todos os municípios brasileiros. Em muitas localidades ocorre pela primeira vez. Em Adamantina, chega à sua segunda edição. A primeira foi em 2007.


Essa temática está distribuída em cinco eixos: I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural, focado na produção de arte, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação; II - Cultura, Cidade e Cidadania, voltado às cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais; III - Cultura e Desenvolvimento Sustentável, que discutirá a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento; IV - Cultura e Economia Criativa, que abordará a economia como estratégia de desenvolvimento; e V - Gestão e Institucional idade da Cultura, que visa o fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.


Em torno de cada um dos cinco eixos, os presentes na Conferência Municipal promoverão os debates e indicarão até duas propostas sobre os mesmos, para serem enviadas à Conferência Estadual, pré-agendada para 27 de novembro. Depois, as propostas paulistas seguem para a Conferência Nacional de Cultura, em março de 2010.


Para a organização da Conferência e eleição do Conselho Municipal de Cultura, bem como o assessoramento à Secretaria Municipal de Cultura para essas atividades foi nomeada uma comissão organizadora, pelo prefeito Kiko Micheloni, com a participação de José Carlos Pacheco de Almeida, Bruno Pinto Soares, Irisvaldo Ramos dos Santos Nishiura,Tiago Rafael dos Santos Alves, Jurema Gomes Moreira Citelli e Francisco Carlos Toffoli.


Os membros da Comissão tiveram uma reunião preparatória sobre os detalhes da estrutura e funcionamento da Conferência, Conselho e as novidades trazidas com a aprovação pelo Congresso Nacional do Plano Nacional de Cultura e a implantação do Sistema Nacional de Cultura, com obrigações compartilhadas entre Estados e Municípios.


Uma das decisões da Comissão e da Secretaria Municipal de Cultura foi a realização da Pré-Conferência, ocorrida na última segunda-feira (5), às 20h, na Biblioteca Municipal, quando foram apresentadas as primeiras sugestões em torno dos eixos temáticos propostos pelo Ministério da Cultura.


Essas sugestões forma tabuladas e farão parte dos painéis a serem debatidos na Conferência, devendo ganhar novas contribuições e votadas. Outra decisão já estabelecida na Pré-Conferência foi a aprovação do Regimento Interno, pelos membros da Comissão, que foi regulamentado pelo prefeito Kiko Micheloni pelo Decreto 4.8080, de 6 de outubro de 2009.

Adamantina participa de Conferências na região


O Secretário Municipal de Cultura de Adamantina, Acácio Rocha, foi convidado para realizar quatro palestras na região, sobre os eixos da Conferência, e vai compartilhar a experiência local na gestão cultural.


A convite, Acácio vai palestrar em nas conferências municipais de Flórida Paulista (dia 14), Lucélia (dia 23) e Pacaembu (dia 27), e na Conferência Intermunicipal de Cultura em Luiziânia, que envolverá, além da cidade sede, as cidades de Alto Alegre, Braúna, Barbosa, Clementina, Queiroz e Santópolis do Aguapeí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!