terça-feira, 1 de setembro de 2009

Vencedores da fase regional de teatro do Mapa Cultural


Elenco da premiada peça: Mal Secreto

Seis companhias de teatro da região de Presidente Prudente apresentaram-se em Adamantina, desde quarta-feira (26) até o último domingo (30), onde concorreram pela fase regional do Mapa Cultural Paulista.


O vencedor desta fase foi a Cia de Teatro de Presidente Prudente: Mênades e Sátiros com a peça Mal Secreto, ficando como1º suplente a Cia de Teatro de Osvaldo Cruz: Di Trivela com a peça Vida de Boneca e como 2º suplente o Grupo Circo Teatro Rosa do Ventos de Presidente Prudente com A Farsa do Advogado Pathelin.


Outras nove categorias também foram selecionadas, ficando: como melhor diretor: Denilson Biguetti - Mal Secreto, melhor ator: Tiago Cardoso - Mal Secreto, melhor atriz - Lígia Val - Vida de Boneca, melhor ator coadjuvante: Fernando Ávila - A Farsa do Advogado Pathelin, melhor atriz coadjuvante: Valéria Santos - Mal Secreto, melhor cenário: Denilson Biguetti - Mal Secreto, melhor figurino: Ivan Santos - Mal Secreto, melhor iluminação: Luiz Prozetti - Mal Secreto, melhor trilha sonora: Jackson Amir - Mal Secreto.


"A etapa de teatro do Mapa Cultural Paulista em Adamantina foi algo inédito e mostra o reconhecimento da Secretaria de Estado da Cultura e da Abaçaí Cultura e Arte pelo esforço de todos nós, até mesmo pelo fato de outras cidades da região contar com espaços teatrais em condições de receberem grandes espetáculos. Na área pública promovemos as ações e do outro lado a comunidade dá todas as respostas. Assim ganhamos três vezes: em ser sede regional desta etapa, em receber renomados jurados e em oferecer programação gratuita de espetáculos à população", declarou o secretário municipal de cultura – Acácio Rocha.


Os troféus entregues na noite de domingo (30) foram confeccionados pelos artesãos adamantinenses Irisvaldo Nishiura e Patricia Dias.


Cerca de mil pessoas assistiram às seis peças apresentadas em Adamantina. Os espetáculos aconteceram em espaços alternativos e no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal, com entrada franca. O Mapa Cultural Paulista é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, com produção da organização social Abaçaí Cultura e Arte e co-produção da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina.


Jurados


Para o julgamento das peças participaram três renomados nomes do teatro: Toninho do Vale, Sérgio Buck e o grego Elie Deftereos, contratados pela Secretaria de Estado da Cultura.


Toninho do Valle é ator, diretor e dramaturgo, tendo trabalhado em peças memoráveis do teatro brasileiro, fazendo assim, parte da sua história. Ao longo da carreira ganhou importantes prêmios como APCA, Shell e Molliére, o que o possibilitou estudar em Paris. Dedica-se há vários anos ao teatro do interior do Brasil, percorrendo vários Estados em festivais e eventos teatrais, dos quais participou em inúmeros como jurado e convidado. Foi curador de Festivais como de Rio Preto, Americana, Fortaleza (Ceará) e Presidente Prudente, contribuindo assim para o enriquecimento artístico de diversos grupos em todo o país.


Sérgio Buck é ator, diretor e autor teatral com diversos trabalhos no teatro, na TV e no cinema em mais de quarenta anos de carreira. Atou em peças como A Pena e a Lei, A Carroça de Ouro, A Viagem, Auto da Paixão, Morte e Vida Severina, O Pagador de Promessas, além de diversas peças que dirigiu. Na televisão, trabalhou nas séries e novelas como O coronel e o lobisomem (TV Cultura), O todo poderoso (TV Bandeirantes), Pérola Negra (SBT), Mapa da mina (TV Globo) e Marcas da paixão (TV Record). Ministra cursos e oficinas em todo o Brasil.


Elie Mários Detereos é nascido em Atenas – Grécia. Ator, diretor, professor de teatro e jurado de vários festivais em todo o Brasil. Sua carreira teve início em 1957 no circo Teatro Estágio na Grécia. Em 1989 fez pesquisas sobre a tragédia grega. Montou aqui no Brasil cerca de 30 espetáculos, entre eles Hamlet, Édipo Rei, Cassandra, Castro Alves Pede Passagem e outros. Organizou o Festival Internacional na cidade de Americana durante 4 anos e em 2007 ganhou prêmio de melhor direção no Festival internacional na Ilha de reta, na Grécia


Troféu produzido pelos artesãos adamantinenses Irisvaldo e Patrícia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!