terça-feira, 1 de setembro de 2009

Circuito Cultural Paulista traz “Silêncio Total” na sexta-feira

Silêncio Total será encenado nesta sexta (04/09)


O Circuito Cultural Paulista traz a Adamantina nesta sexta-feira (4) o espetáculo “Silêncio Total”, com o Grupo Teatro Piolin, às 20h30, no anfiteatro da biblioteca municipal, com entrada franca, livre para todas as cidades.


Neste espetáculo, o ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos se transforma no palhaço Xuxu, que relembra as memórias da infância e a magia do circo. Com suas técnicas circenses e experiência musical desenvolvidas durante três décadas em apresentações de rua, Silêncio Total é diversão garantida para a família toda.


O Circuito Cultural Paulista é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, com produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte e co-produção da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina.

O Grupo Teatro Piollin


Em 1976, "Um grupo de Teatro" de João Pessoa encena a peça O Aborto de Gilberto Bastos e ganha o prêmio do SNT (Serviço Nacional de Teatro) no Festival Regional de Salvador. O dinheiro do prêmio é aplicado na adequação de uma sede para abrigar a continuidade dos trabalhos do grupo.


Tinha início a luta por um espaço de arquitetura cênica mutável, que pudesse estabelecer uma relação palco/platéia diferente da determinada pelos “teatros italianos” existentes na cidade. Em 1977 é fundada a Escola Piollin, em algumas salas anexas do conjunto barroco Igreja e Convento de Santo Antonio que estavam abandonados.


Tem início o curso de teatro permanente para crianças e adultos e alguns meses depois é aberto ao público o Teatro Piollin, que se constitui no primeiro espaço alternativo da cidade e rapidamente se transforma num centro cultural efervescente. Só em 1981, a Escola Piollin conquista seu espaço definitivo, com a aquisição em forma de comodato, da Casa Grande e Galpões do antigo Horto Simões Lopes.


As atividades do teatro Piollin tinham então várias frentes: Os Experimentos Dramáticos que investigavam o ator longe das convenções das salas de espetáculos e a relação ator / espectador passando pela construção sonora da cena a partir dos atores dentre outras.


O Circo Piollin que procura através da aproximação do ator e do artista circense, pensar possíveis caminhos para o espetáculo do circo contemporâneo. As Crianças do Alto Sertão - Elas faziam teatro com a mesma energia com que batiam bola, tinham entre 9 a 15 anos e viviam na cidade de Cajazeiras e Pombal.


A escola promoveu encontro anuais com esses grupos de crianças de 1977 a 1981 e já no 2° encontro, em 1978, foi encenado o espetáculo Os Pirralhos, que surpreendeu as platéias com interpretações arrebatadoras. Estavam no elenco, entre outros, Marcélia Cartaxo, Soia Lira e Nanego Lira, este com 11 anos na época e que hoje, quinze anos depois, faz parte, junto com Soia, do elenco de Vau da Sarapalha.


Atualmente, iniciamos as ações necessárias para a conclusão do Teatro Piollin, iniciado há 14 anos e que agora será abrigado no antigo engenho Paul, construção do século passado e último do gênero em João Pessoa. É a realização do velho sonho de dotar João Pessoa de um espaço cênico múltiplo e, portanto, propício à experimentação em torno do ator e do espetáculo.


A carcaça do antigo Teatro, além da sala de ensaios, abrigará o alojamento que permitirá a hospedagem, na própria escola, de grupos convidados, sendo a aquisição destes espaços fundamental na realização do projeto de formação, intercâmbio e difusão.


Assita o vídeo abaixo com um trecho do espetáculo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!