sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fim de semana com teatro: Vida de Boneca e Mal Secreto


Di Trivela Cia de Teatro de Osvaldo Cruz, apresenta Vida de Boneca


Continuam neste sábado e domingo as apresentações de teatro pela fase regional do Mapa Cultural Paulista, com companhias da região de Presidente Prudente.


Os espetáculos acontecem no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal, sempre às 20h30, com entrada franca. O Mapa Cultural Paulista é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, com produção da organização social Abaçaí Cultura e Arte e co-produção da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina.


Neste sábado (29), às 20h30, Di Trivela Cia de Teatro (Osvaldo Cruz) com “Vida de Boneca”. A peça conta a história de uma mulher que cultivou sonhos e fantasias em sua mocidade, mas viveu frustrações e decepções ao longo da vida. O enredo mostra que, para fugir da tristeza e da angústia que resultou sua história, a mulher sonha um mundo só seu, onde cultiva um jardim de margaridas de plástico e joaninhas de espuma, coleciona bonecas e caixinhas, e surpreende o público com suas declarações.


No domingo, (30), às 20h30, Mênades & Sátiros Cia de Teatro (Presidente Prudente) com “Mal Secreto”, que já foi apresentada em Adamantina no Toró Cultural. O Espetáculo propõe um mergulho na mente esquizofrênica de um homem aqui denominado Heitor. Uma narrativa permeada de sensações e estranhamentos que numa abordagem contemporânea, coloca em cena o conflito entre o paciente e o psiquiatra. Uma fábula imoral. Um universo obscuro cheio de indagações. Um labirinto que só leva para um único lugar: ao Mal Secreto. Menades & Sátiros Cia de Teatro. A peça tem censura de 16 anos.


Espetáculos já realizados


O Estado de São Paulo foi dividido em 13 regiões e o vencedor da etapa de Adamantina vai representar a região de Presidente Prudente na fase estadual. Em Adamantina a programação foi aberta na quarta-feira (26) e prossegue até domingo (30).


A primeira apresentação, quarta-feira, foi na Estação Recreio (Feira Livre), com a Cia. Rosa dos Ventos (Presidente Prudente) e a peça “A farsa do advogado Pethelin”.


Na quinta-feira (27), às 14h, no anfiteatro da Biblioteca Municipal, foi a vez de Os Bárbaros Cia de Teatro (Presidente Prudente) com “Pinóclius – Uma Aventura no Circo”.


Na sexta-feira (28), às 14h, também no Anfiteatro, Grupo Teatro Amador Pé na Estrada com a montagem “João e Maria”. Na mesma data, às 20h, Cia. Aspirantes do Riso (Lucélia) com a peça “Bom dia... Eu odeio você”.


Jurados


Para o julgamento das peças virão a Adamantina três renomados nomes do teatro: Toninho do Vale, Sérgio Buck e o grego Elie Deftereos, contratados pela Secretaria de Estado da Cultura. Eles ficam na cidade de quarta a domingo.


Toninho do Valle é ator, diretor e dramaturgo, tendo trabalhado em peças memoráveis do teatro brasileiro, fazendo assim, parte da sua história. Ao longo da carreira ganhou importantes prêmios como APCA, Shell e Molliére, o que o possibilitou estudar em Paris. Dedica-se há vários anos ao teatro do interior do Brasil, percorrendo vários Estados em festivais e eventos teatrais, dos quais participou em inúmeros como jurado e convidado. Foi curador de Festivais como de Rio Preto, Americana, Fortaleza (Ceará) e Presidente Prudente, contribuindo assim para o enriquecimento artístico de diversos grupos em todo o país.


Sérgio Buck é ator, diretor e autor teatral com diversos trabalhos no teatro, na TV e no cinema em mais de quarenta anos de carreira. Atou em peças como A Pena e a Lei, A Carroça de Ouro, A Viagem, Auto da Paixão, Morte e Vida Severina, O Pagador de Promessas, além de diversas peças que dirigiu. Na televisão, trabalhou nas séries e novelas como O coronel e o lobisomem (TV Cultura), O todo poderoso (TV Bandeirantes), Pérola Negra (SBT), Mapa da mina (TV Globo) e Marcas da paixão (TV Record). Ministra cursos e oficinas em todo o Brasil.


Elie Mários Detereos é nascido em Atenas – Grécia. Ator, diretor, professor de teatro e jurado de vários festivais em todo o Brasil. Sua carreira teve início em 1957 no circo Teatro Estágio na Grécia. Em 1989 fez pesquisas sobre a tragédia grega. Montou aqui no Brasil cerca de 30 espetáculos, entre eles Hamlet, Édipo Rei, Cassandra, Castro Alves Pede Passagem e outros. Organizou o Festival Internacional na cidade de Americana durante 4 anos e em 2007 ganhou prêmio de melhor direção no Festival internacional na Ilha de reta, na Grécia.


Mal Secreto, encenado pela Mênades e Sátiros Cia de Teatro de Presidente Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!