terça-feira, 18 de agosto de 2009

Adamantina inicia hoje sua participação no Mapa Cultural Paulista

Representantes de diversas modalidades culturais de Adamantina iniciam nesta terça-feira (18) suas participações no Mapa Cultural Paulista – fase regional. A cidade compete com inscritos em artes plásticas, fotografia, música instrumental, dança e literatura.

Nesta terça-feira (18), em Presidente Venceslau, cinco inscritos de Adamantina participarão da fase regional em literatura. Rodrigo Auresco, Igor Pedrini e Fábio Vaz Torres concorrem com contos; Alessandro Dias com crônica e Taiane Maciel Freire em poesia.

Na quarta-feira (19), em Presidente Epitácio, participa da fase regional o curta-metragem Cincão, do cineasta, jornalista e ex-secretário municipal de cultura de Adamantina, Cacá Haddad. De quinta-feira a domingo (20 a 23), também em Epitácio, acontece a fase regional de artes visuais. Adamantina estará representada por Irisvaldo Ramos Santos Nishiura, em artes plásticas, e Juliana Faria do Nascimento e Fernanda Urdiales Garcia, ambas concorrendo em fotografia.

Em música instrumental Adamantina será representada pelo Trio Quase Só Jazz, com os músicos Paulinho Alaby, Renato Belloni e Jaime Alex. A fase regional será em Osvaldo Cruz nesta sexta-feira (21), a partir das 20, no Clube das Bandeiras.

Na modalidade dança a cidade estará representada pela Cia Eveline Gualte, cuja final regional será em Tupi Paulista, no próximo domingo (23).

Em cada uma das modalidades os trabalhos serão avaliados por júri com profissionais das respectivas áreas, indicados pela Abaçaí Cultura e Arte, uma organização social de cultura contratada pela Secretaria de Estado da Cultura para a realização do Mapa Cultural Paulista em todo o estado de São Paulo. Todas as atividades têm entrada franca.


Fase regional de teatro será em Adamantina

Uma das modalidades mais disputadas será teatro, cuja fase regional acontece em Adamantina, no anfiteatro da biblioteca municipal e em espaços alternativos. Serão seis espetáculos, com entrada gratuita ao público, quando os jurados contratados pela Secretaria de Estado da Cultura farão julgamento e escolherão o espetáculo que irá representar a região de Presidente Prudente na fase estadual.

Participarão da fase regional de teatro em Adamantina seis grupos da região de Presidente Prudente: No dia 26 (quarta-feira), às 18h30, na Estação Recreio, Cia. Rosa dos Ventos (Presidente Prudente) com “A farsa do advogado Pethelin”.

No dia 27 (quinta-feira), às 14h, no anfiteatro da biblioteca municipal, Os Bárbaros Cia de Teatro (Presidente Prudente) com “Pinóclius – Uma Aventura no Circo”.

No dia 28 (sexta-feira), às 14h, no anfiteatro da biblioteca municipal, Grupo Teatro Amador Pé na Estrada com a montagem “João e Maria”. Na mesma data, às 20h, Cia. Aspirantes do Riso (Lucélia) com a peça “Bom dia... Eu odeio você”.

Dia 29 (sábado), às 20h30, Di Trivela Cia de Teatro (Osvaldo Cruz) com “Vida de Boneca”.

Dia 30 (domingo), às 20h30, Mênades & Sátiros Cia de Teatro (Presidente Prudente) com “Mal Secreto”, que já foi apresentada em Adamantina no Toró Cultural.

A Cia. Experimental Teatro Novo Grupo (Tupi Paulista), cancelou sua participação. O grupo apresentaria a peça “Diário de um louco”.

Para o julgamento das peças virão a Adamantina três renomados nomes do teatro: Toninho do Vale, que é ator e diretor formado pela ECA, premiado pela APCA e curador de festivais como os de Rio Preto, Americana, Presidente Prudente e Fortaleza (CE); Elie Deftereos (Grego); e Sergio Buck, que atuou também na televisão, nas novelas Direito de Nascer, Jerônimo, Meus Filhos Minha Vida (SBT), Louca Paixão (Record), Os Imigrantes (Band) e Redenção (extinta TV Excelsior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!