terça-feira, 28 de julho de 2009

Agosto: nova temporada do Vá ao Cinema em Adamantina


Em agosto Adamantina recebe uma nova temporada do Programa Vá ao Cinema com a distribuição gratuita de 10 mil vale-ingressos pela Secretaria de Estado da Cultura. As sessões serão realizadas no Cine Cyber Planet, no período de 7 de agosto a 3 de setembro.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina, os agendamentos podem ser feitos pelas escolas públicas e entidades, diretamente no Cine Cyber Planet, com a produtora Viviane, pelo telefone (18) 3522-2300. No agendamento, a escola ou entidade faz também a indicação do filme que deseja assistir, todos nacionais.

As sessões serão montadas nos períodos da manhã, tarde e noite, para atender as escolas e entidades, dentro dos seus horários de atividades. "É uma forma de garantir o envolvimento das escolas e instituições, e assegurar a presença dos estudantes e assistidos no programa", explica o secretário municipal de cultura, Acácio Rocha.

No ano passado o Programa Vá ao Cinema atendeu Adamantina com uma programação no primeiro semestre e duas no segundo. Neste ano, foi realizada a primeira temporada em fevereiro. Ao todo, o programa já levou 39.329 pessoas ao Cine Cyber Planet, o que vai ser ampliado agora com a nova temporada.

O Vá ao Cinema é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceira com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), desde 2007. Ao longo de 2008, a iniciativa exibiu 40 títulos em 100 cidades do Estado. Foram distribuídos 2.270.000 ingressos com o retorno, nas bilheterias dos cinemas, de 1,9 milhão durante os oito meses do programa.

O objetivo do Vá ao Cinema é assegurar para todas as camadas sociais, o acesso a filmes nacionais, despertando o gosto para esta arte. Ao mesmo tempo, o programa visa fortalecer os cinemas paulistas, permitindo a injeção de recursos por meio do reembolso dos ingressos, feito diretamente pelo governo estadual.
Filmes para agosto

Para a temporada do Vá ao Cinema, de 7 de agosto a 3 de setembro, são três opções de filmes: Cafundó, Oriundi e Os Brichos.

“Cafundó” traz o personagem João de Camargo (Lázaro Ramos), que viveu nas senzalas em pleno século 19. Após deixar de ser escravo, ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, popularizando-se como o Preto Velho.

“Oriundi” mostra a festa de aniversário de Giuseppe Padovani (Anthony Quinn), mas para este imigrante italiano de 93 anos de idade, parece não haver motivo para celebração. Sua saúde está frágil, sua família se despedaçando e a fábrica que ele e a esposa criaram há mais de 60 anos está à venda. Durante a festa, Giuseppe é apresentado a uma parenta, Sofia D'Angelo (Letícia Spiller), que afirma estar no Brasil para uma pesquisa sobre a família Padovani, após ter passado os últimos anos estudando na Itália. Espantado com a incrível semelhança com sua finada esposa Caterina, Giuseppe começa a se perguntar se não seria Sofia a reencarnação de sua amada.

Já o infantil “Os Brichos” acompanha as aventuras de um trio de animais adolescentes (um jaguar, um quati e um tamanduá) num universo formado pela fauna brasileira, convivendo de forma harmoniosa numa cidade semelhante à dos humanos, a Vila dos Brichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!