terça-feira, 7 de agosto de 2012


Projeto Roda Cultura visita Vila Freitas




Neste fim de semana o “Roda Cultura”, projeto desenvolvida pela ACE – Associação Educacional, Cultura e Comunicação Social de Adamantina, com apoio da Secretaria de Cultura, esteve presente na Vila Freitas.
Com objetivo de proporcionar aos moradores uma nova experiência de entretenimento o projeto une cultura e arte. Através das atividades de dança, artesanato, contos, leituras, artes plásticas e capoeira, crianças, jovens e adultos podem se expressar e estreitar suas relações com o mundo da artes.
Esta iniciativa foi muito comemorada pela presidência do bairro. “Apesar de termos poucas crianças em nosso bairro é muito bom esse tipo de iniciativa; as crianças gostam, acham divertido e participam”, comenta Rosi.
Rosa, moradora do bairro há mais de 30 anos, ressalta que esta iniciativa “é excelente”. Comenta que a passagem do projeto pelo bairro desperta também a curiosidades dos adultos: “Todos querem saber os dias e horários das atividades para poderem participar”. Ela finaliza dizendo que este tipo de atividade deveria ser realizado constantemente em todos os bairros de Adamantina: “Seria excelente, pois tiraria as crianças da frente dos computadores e vídeos games”.


Frutos

Apesar de o projeto ser direcionado especificamente para a população adamantinense, sua projeção ultrapassa as fronteiras municipais. Isto se deve, em parte, também, aos monitores que acompanham suas atividades.

Fernandinho, que desenvolve as atividades de “Hip Hop” com as crianças atendidas pelo projeto, participou do Campeonato Mundial de Hip Hop, realizado na cidade de Joinville/SC, e trouxe na bagagem de volta o Primeiro Lugar da competição.
“Comecei muito cedo na dança, com 11 anos. Naquela época era muito difícil, não tínhamos estrutura e nem informação. Hoje, com internet as crianças podem ter um bom nível com pouco tempo de treino”, relata ele.
Como ele não teve essa oportunidade quando criança acredita que este projeto pode facilitar a introdução do Hip Hop no mundo infantil e, consequentemente, revelar prodígios na dança.
Rafael, conhecido como Curumim, também se destaca. Praticante da Capoeira e, também, colaborador do projeto, recebeu no Campeonato de Capoeira que está sendo realizado em Dracena/SP, o prêmio de Melhor Músico de Capoeira; um prêmio inédito para ele e para a cidade.
Ele acentua que a criança, quando iniciada precocemente nas artes, sejam elas plásticas ou marciais “cria uma relação saudável com a cultura, ganha em saúde e desenvolve sua cidadania de forma equilibrada".

Próxima Parada

No próximo fim de semana, 11 e 12 de agosto, o “Roda Cultura” estará no Jardim Ipiranga com atividades de Capoeira, Hip Hop e demais atividades projeto. O evento é aberto a todos os moradores do bairro e, também, dos bairros vizinhos e tem entrada franca para todas as idades.

Texto: Danilo Alves, com supervisão da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Adamantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!