quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Domingo tem espetáculo Sanfonias em Adamantina com releitura de choros tradicionais


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina apresenta neste domingo (18), pelo Circuito Cultural Paulista, o espetáculo com o grupo musical “Sanfonias”. Será às 20h30, na Praça José Parrila (Praça da Estrela), com clássicos do chorinho brasileiro, como “Tico-tico no fubá”, “Brasileirinho” e “Lamentos”.

Há mais de cinco anos fazendo releituras de chorinhos tradicionais, a banda foge à formação tradicional das antigas rodas de choro, dando destaque especial à sanfona acompanhada de cavaquinho, violão e percussão. Os arranjos próprios do grupo, misturando música latino-americana dão um toque inusitado à música popular brasileira.

A cada apresentação, e aliando a sonoridade da tradição nordestina sanfoneira ao espírito urbano do chorinho, Sanfonias conquista um público fiel com um repertório regado pela cadência e harmonia dos instrumentos.

Na sanfona, Lourdes Degani, graduada pelo Conservatório Carlos Gomes, imprime a base melódica do grupo, acompanhada pela percussão de Nelson Cardoso, e pelo conjunto harmônico do violão de Joãozinho 7 Cordas e do cavaquinho de Fabiano Pires.

O grupo já se apresentou em diversos programas de televisão, com destaque para o programa Sr. Brasil, comandado por Rolando Boldrin na TV Cultura.

O Circuito Cultural Paulista é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura com produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte. Em Adamantina a programação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Perfil

A qualidade sonora é resultado da experiência e profissionalismo dos músicos que integram o quarteto.

Joãozinho 7 Cordas – nome artístico de João Santos, é professor e coordenador de violão clássico e popular da Escola Arte Musical e atua como músico nos grupos Sanfonias (Choro), Água de Benzê (Samba) e apresentações como solista.

Fabiano Pires, professor e cavaquinista do grupo, tem desenvolvido nos últimos anos um trabalho instrumental próprio, direcionado a MPB.

E Nelson Cardoso, instrumentista autodidata, é responsável há mais de dez anos pela percussão de grupos e parcerias musicais na vertente do samba, do choro e dos ritmos latino-americanos.


Texto - Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!