terça-feira, 2 de agosto de 2011

Iniciada capacitação do Projeto Ademar Guerra com companhia de teatro de Adamantina


Foi iniciada no último fim de semana (sábado e domingo, 23 e 24), a capacitação do Projeto Ademar Guerra, dirigida aos integrantes da Companhia Báquicos de Teatro, de Adamantina.

O Projeto Adhemar Guerra é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de capacitar os atores e as companhias de teatro existentes em SP, cuja participação se dá por meio de uma seleção pública.

A Báquicos foi uma das 35 companhias teatrais selecionadas em todo o Estado e desde o último fim de semana passou a receber a capacitação, aplicada por Jonas Golfeto.

Segundo a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro, hospedada no site da SP Escola de Teatro, Golfeto é ator e participa da Cia. Les Commediens Tropicales, de São Paulo/SP, que passou a integrar em 2007. Participa como ator e videomaker das Peças "A Última Quimera" (2007), "Chalaça a Peça" (2006), "2º D. Pedro 2º" (2009) e "O Pato Selvagem" (2010).

Ele foi integrante da Cia. do Feijão, de 2003 a 2006 onde, como ator, participou das peças "Mire Veja" e "Reis de Fumaça". As duas peças já foram apresentadas em Adamantina pelo Circuito Cultural Paulista. Além do teatro, Golfeto fez cinema, dirigindo o curta-metragem "REPVBLCA", em 35mm, Prêmio Estímulo 2001. É diretor da produtora Aleph Cinema.


Projeto Ademar Guerra

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Essa ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos.

Este incentivo e valorização de grupos visa fomentar a formação de público e alimentar a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos para suprir a carência de suporte técnico na área artística, valorizando assim a produção cultural destas cidades.

Além disso, o projeto possibilita o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!