terça-feira, 10 de maio de 2011

Teatro de Adamantina participa de encontro em São Paulo

Integrantes da Cia Báquicos de Teatro de Adamantina, participaram do encontro preparatório, com todos os grupos selecionados para a edição 2011 do Projeto Ademar Guerra, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura, que oferece orientação artística a grupos de teatro paulistas.

O evento foi realizado no último fim de semana – 7 e 8 de maio – na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, reunindo representantes dos 35 grupos selecionados para a edição 2011, com o objetivo de promover o diálogo entre os grupos para que possa haver a troca de experiências, que serão sucessivas ao longo do ano.

Os artistas participaram de cursos, palestras e workshops que buscam qualificar a sua atuação artística nas cidades onde atuam. Da Cia Báquicos participaram Tiago Casado e Edison Trombeta.

Na programação de sábado, foram realizados dois workshops: "Teatro e Arte Contemporânea: Novos Paradigmas", com Vicente Concilio, e “Mercado Cultural”, com Leonardo Brant. Os participantes também assistiram ao espetáculo "Deus da carnificina, uma comédia sem juízo", no teatro Vivo, com Déborah Évelyn, Paulo Betti, Orã Figueiredo e Júlia Lemerttz. No domingo foi realizado o workshop “O jogo do Cumprimento”, com Ingrid Dormien Koudela e a palestra “Desafios sobre o Estado e as Políticas de Cultura”, com Humberto Dantas.

Segundo Tiago Casado, o encontro foi de troca de experiências, aprendizado, diálogo e reflexão. “Os participantes e orientadores puderam se conhecer por meio de exercícios e jogos, conduzidos pela veterana professora Ingrid Koudela, além de aprofundar conhecimentos sobre mercado cultural, políticas culturais. Destaca-se a intervenção de Vicente Concilio, que buscou integrar os presentes por meio de jogos corporais de percepção e movimento”, destaca.

No evento também houve o encontro entre os diretores dos grupos e os artistas-orientadores e na oportunidade discutiram sobre a sistematização de um plano de trabalho para esta edição.

A orientação artística que a Cia Báquicos vai receber em 2011 será aplicada por Jonas Golfeto. Segundo a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro, hospedada no site da SP Escola de Teatro, Golfeto é ator e participa da Cia. Les Commediens Tropicales, de São Paulo/SP, que passou a integrar em 2007. Participa como ator e videomaker das Peças "A Última Quimera" (2007), "Chalaça a Peça" (2006), "2º D. Pedro 2º" (2009) e "O Pato Selvagem" (2010).

O primeiro módulo da orientação de Golfeto com os integrantes da Cia Báquicos acontecerá nos dias 22 e 23 de maio em Adamantina. "O Jonas Golfeto, que irá nos orientar durante esses meses, mostrou-se aberto para um trabalho de diálogo e troca de experiências, que acontecerá a partir de encontros mensais com duração de doze horas, em Adamantina. É um ator respeitado e com muito conhecimento para oferecer. Vamos tentar aproveitar suas visitas ao máximo, finaliza Casado.


Báquicos em Dracena

A Cia Báquicos de Adamantina estará nesta quinta-feira (12) em Dracena, nas dependências da Unifadra, em Dracena, onde realiza apresentação do espetáculo Sexo dos Anjos para os alunos dos cursos de Artes e Psicologia. Ao término do espetáculo será realizada uma mesa redonda entre os professores, com debate aberto aos presentes.

A peça “Sexo dos Anjos” apresenta dois homens que esperam para uma possível viagem cujo destino é incerto. Encontrar a identidade perdida em meio a lembranças vagas de um passado ainda presente parece ser o passaporte para a compreensão de tudo. Não se sabe o que é real, loucura, jogo ou sonho.

“Sexo dos Anjos”, de Flávio de Souza, é dirigida por Luiz Zaniboni, com Tiago Casado e Édison Trombeta. A produção é da Cia. Báquicos de Teatro, em parceria com a AEC (Associação Educacional, Cultural e de Comunicação Social de Adamantina), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.


Postado por Jéssica Nakadaira

Estagiária - Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!