terça-feira, 3 de maio de 2011

Cultura apresenta programação de maio

Chiquinho, do Sexteto do Jô, 13 de maio, em Adamantina

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina divulgou a programação de atividades culturais para maio. Neste mês, artesanato, dança e música movimentam a programação.

Começa nesta quinta-feira, a Feira Paratodos, exclusivamente com artesanato local. O evento será realizado nos dias 5 a 8 de maio, no Ginásio de Esportes “Professor Santana Bueno” (ginásio da escola Navarro de Andrade), na avenida Adhemar de Barros, próximo ao Parque dos Pioneiros. De quinta a sábado ficará aberta das 10h às 22h e no domingo das 9h às 18h.

No dia 13, tem Workshow com Chico Oliveira, trompetista do Sexteto do Jô. A atração será realizada às 20h, no Auditório da Etec Eudécio Luiz Vicente (Escola Industrial), com entrada franca. A ação é realizada por meio do PROAC (Programa de Ação Cultural) e em Adamantina tem o apoio do Instituto de Música Renato Belloni.

Chiquinho Oliveira é paulista formado pelo “Conservatório Musical João Batista Julião”, de Sorocaba. Atuou em várias bandas e acompanhou vários instrumentistas e cantores. Desde 2000 é o sexto elemento do Sexteto do Jô, na TV Globo e líder da Big Band “Metalmanera”, com quem se tem apresentado por todo o Brasil.

Já no dia 22 de maio, por meio do Circuito Cultural Paulista, acontece às 20h30, no Ginásio da escola Navarro de Andrade, a apresentação de dança da “Sopro Cia de Dança”, com o espetáculo “Forró é Melhor”.


“Sopro Cia de Dança”, com o espetáculo “Forró é Melhor”, será apresentado em Adamantina


Será apresentada uma coreografia que explora a cultura regional de modo divertido e irreverente, onde a caracterização dos personagens de faz marcante sem perder, no entanto, a linguagem da dança contemporânea. O cenário nos leva a um baile de forró, onde os bailarinos utilizam a arte cênica envolvendo o público em diversas situações características de um baile de forró, num clima descontraído e bastante popular, ao som de “Dominguinhos”, e a banda de forró “Cascabulho”.

Jazz Combo, de Tatuí, se apresenta em Adamantina, dia 27 de maio


E para finalizar a programação de espetáculos, no dia 27 de maio tem a apresentação da “Jazz Combo de Tatuí”, na Matriz Santo Antônio, às 20h30. Criada em 1992, a Jazz Combo une alunos e professores do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, e ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos, os quais destacam de maneira marcante a cultura dos ritmos brasileiros. Atualmente é formada por músicos profissionais, professores e alunos bolsistas do nível avançado de cursos do Conservatório de Tatuí.

Adamantina + 10

Com o tema “Adamantina + 10”, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Cultura continuam sua trajetória para a construção do Plano Municipal de Cultura (PMC), um plano diretor para os próximos 10 anos (2011-2021), na área de cultura. O Plano vai fazer parte do Sistema Municipal de Cultura de Adamantina (PMC), que será construído paralelamente. A previsão é que as duas leis estejam efetivamente aprovadas a partir de novembro deste ano.

Para o levantamento de propostas visando a elaboração do PMC de Adamantina acontecem nos meses de abril e maio oito conferências setoriais de cultura, sendo que cada uma delas discutirá suas temáticas específicas, culminando com a III Conferência Municipal de Cultura.

Os quatro primeiros temas foram discutidos na Biblioteca Municipal: “Audiovisual, Fotografia e Inclusão Digital” em 13 de abril, “Livro e Leitura, dia 14, e “Artes Cênicas, Dança e Circense”, dia 16, e “Música”, no plenário da Câmara Municipal, dia 30.

Ainda faltam os temas “Hip-Hop e Cultura das Ruas”, em 14 de maio, às 16h; e “Artes Plásticas, Artesanato e Folclore”, em 17 de maio, às 17h, cujas discussões acontecerão no Plenário da Câmara Municipal.

Os dois temas finais serão debatidos novamente na Biblioteca Municipal: “Patrimônio Histórico e Cultural”, em 18 de maio, às 20h; e “Gestão e Institucionalidade da Cultura”, em 19 de maio, às 20h.

O fechamento das propostas será a III Conferência Municipal de Cultura, agendada para 18 de agosto, às 20h, no Salão Paroquial São José (Igreja Santo Antonio). O resultado final, da plenária, irá subsidiar o Conselho Municipal de Cultura na elaboração de Deliberação com a proposta de texto, que por sua vez será encaminhada ao Executivo e à Câmara Municipal.

Mapa Cultural Paulista

Continuam abertas as inscrições para a edição 2011/2012 do Mapa Cultural Paulista, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, com realização da Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo. O mapeamento será feito em 03 (três) fases, sendo, municipal e regional em 2011 e estadual em 2012, que compreende a circulação por municípios do Estado e poderá receber apoio e/ou patrocínio cultural.

Para a edição 2011/2012 são consideradas 7 expressões artísticas: Artes Visuais, Desenho de Humor e Fotografia; Vídeo; Canto Coral; Música Instrumental; Literatura, Poema e Crônica; Dança e Teatro.

Poderá participar do Mapa Cultural Paulista qualquer cidadão com idade superior a 14 anos, bem como grupos, do Estado de São Paulo, desde que com residência comprovada no interior do Estado, incluindo a Grande São Paulo. Todos os participantes de edições anteriores poderão se inscrever, com produções inéditas.

Em Adamantina, as inscrições devem ser feitas no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”. Os participantes deverão apresentar comprovante de residência e RG. Os menores de idade deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável no ato da inscrição, com um documento de autorização, com cópia de RG e CPF, tanto dos responsáveis quanto do menor.


Texto - Jéssica Nakadaira

Estagiária - Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!