terça-feira, 29 de março de 2011

Cultura de Adamantina apresenta programação de abril


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina divulgou a programação de atividades culturais para abril. Destaque para as programações de teatro e música.

No dia 5 de abril o Grupo Pasárgada apresenta o espetáculo de teatro “Até onde o vento levar,” por meio do Circuito Cênico Rabiola de Pipa. A atração será realizada na Emef Navarro de Andrade, em três sessões: 8h30, 14h e 20h.

A peça fala sobre meio ambiente e é baseada no livro homônimo de José Geraldo Rocha. No espetáculo, os personagens principais giram em torno de um caroço de manga, um perfume francês, uma lata de refrigerante, um saco plástico e o jornal de ontem.

O espetáculo tem duração de 55 minutos e é indicado para todas as faixas etárias. É realizado por meio do Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e tem o apoio do Grupo Energia – Caiuá.

Por meio do Circuito Cultural Paulista, será realizada no dia 10 de abril, às 20h30, na Estação Recreio, a apresentação da Orquestra Popular Caipira Urubupungá, de Ilha Solteira.

O espetáculo apresenta um concerto de música raiz contendo os principais elementos do cancioneiro caipira. O espetáculo Caipira utiliza como composição sonora, além do repertório tradicional caipira, elementos que integram o erudito e o popular proporcionado um momento único e mágico. A apresentação tem duração de 50 minutos e tem classificação indicativa livre.

Adamantina + 10

Com o tema “Adamantina + 10”, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Cultura começam sua trajetória para a construção do Plano Municipal de Cultura (PMC), um plano diretor para os próximos 10 anos (2011-2021), na área de cultura. O Plano vai fazer parte do Sistema Municipal de Cultura de Adamantina (PMC), que será construído paralelamente. A previsão é que as duas leis estejam efetivamente aprovadas a partir de novembro deste ano.

Para o levantamento de propostas visando a elaboração do PMC de Adamantina serão realizadas nos meses de abril e maio oito conferências setoriais de cultura, sendo que cada uma delas discutirá suas temáticas específicas, culminando com a III Conferência Municipal de Cultura.

Os três primeiros temas serão discutidos na Biblioteca Municipal: “Audiovisual, Fotografia e Inclusão Digital” em 13 de abril, às 20h; “Livro e Leitura, dia 14, também às 20h; e “Artes Cênicas, Dança e Circense”, dia 16, às 16h.

Os três temas seguintes serão debatidos no Plenário da Câmara Municipal: “Música”, dia 30 de abril, às 16h; “Hip-Hop e Cultura das Ruas”, em 14 de maio, às 16h; e “Artes Plásticas, Artesanato e Folclore”, em 17 de maio, às 17h.

Os dois temas finais serão debatidos novamente na Biblioteca Municipal: “Patrimônio Histórico e Cultural”, em 18 de maio, às 20h; e “Gestão e Institucionalidade da Cultura”, em 19 de maio, às 20h.

O fechamento das propostas será a III Conferência Municipal de Cultura, agendada para 18 de agosto, às 20h, no Salão Paroquial São José (Igreja Santo Antonio). O resultado final, da plenária, irá subsidiar o Conselho Municipal de Cultura na elaboração de Deliberação com a proposta de texto, que por sua vez será encaminhada ao Executivo e à Câmara Municipal.

Mapa Cultural Paulista

Continuam abertas as inscrições para a edição 2011/2012 do Mapa Cultural Paulista, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, com realização da Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo.O mapeamento será feito em 03 (três) fases, sendo, municipal e regional em 2011 e estadual em 2012, que compreende a circulação por municípios do Estado e poderá receber apoio e/ou patrocínio cultural.

Para a edição 2011/2012 são consideradas 7 expressões artísticas: Artes Visuais, Desenho de Humor e Fotografia; Vídeo; Canto Coral; Música Instrumental; Literatura, Poema e Crônica; Dança e Teatro.

Poderá participar do Mapa Cultural Paulista qualquer cidadão com idade superior a 14 anos, bem como grupos, do Estado de São Paulo, desde que com residência comprovada no interior do Estado, incluindo a Grande São Paulo. Todos os participantes de edições anteriores poderão se inscrever, com produções inéditas.

Em Adamantina, as inscrições devem ser feitas no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”. Os participantes deverão apresentar comprovante de residência e RG. Os menores de idade deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável no ato da inscrição, com um documento de autorização, com cópia de RG e CPF, tanto dos responsáveis quanto do menor.


Texto - Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!