quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pesquisa aprova atuação da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina mostra a aprovação da população, pelo trabalho realizado, programação e horários. A pesquisa permite também identificar o perfil do público que freqüenta as atividades, bem como avalia qual tem sido o melhor canal de divulgação de suas ações.

A pesquisa foi aplicada em formulário eletrônico, atingindo um universo de 115 pessoas. Em relação à faixa etária dos freqüentadores, 32% têm de 18 a 25 anos, 19% entre 30 a 40 anos, 16% entre 25 a 30 anos, 14% têm idade entre 40 a 50 anos, 11% mais de 50 anos e 9% são menores de 18 anos.

Do universo pesquisado, 62% são solteiros, 35% casados. Outros somam 3%. Em relação à escolaridade, 68% têm nível superior, 17% têm o ensino médio (segundo grau) e 3% o ensino básico (primeiro grau). Outros 13% não declararam escolaridade.

Sobre a programação cultural, a pesquisa quis saber a avaliação do público quanto às atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina e seus parceiros: 66% consideraram ótimas, 25% boas, 8% regulares e 1% ruim. Juntas, ótimas e boas dão a aprovação de 91%.

Sobre a atuação da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina como um todo, 59% consideram ótima, 35% boa, 5% regular e 1% péssima. Ninguém respondeu a questão “deixa a desejar”. Somadas as respostas “ótima” e “boa”, o indicador de aprovação é de 94%.

Em relação aos horários em que são realizadas as atividades, 93% consideram bons e 4% consideram inadequados. Outros 4% não responderam.

Os pesquisados foram consultados também quanto ao gênero preferido de espetáculos. Para 59% o gênero preferido é teatro. Para 25%, música. As atividades de circo estão em 7% da preferência e dança em 5%. Outras modalidades somam 4%.

A pesquisa identificou, também, qual tem sido o melhor canal de comunicação entre a Secretaria e o público, na divulgação de sua programação. Foi perguntado “Como você fica sabendo das atividades da Secretaria Municipal de Cultura?”.

As respostas foram as seguintes: 27% ficam sabendo por meio de cartazes e panfletos, 18% através de emails (mala-direta), 14% pelo Twitter, 11% pelo Orkut, 9% pelos jornais, 7% por meio de amigos, 6% por meio de site e blog, 1% por meio de rádio e 1% por meio de carro de som. Outros meios somam 5%.

Esses indicadores permitem identificar que os meios eletrônicos, em especial as ferramentas web, são o principal meio de comunicação entre a Secretaria Municipal de Cultura e seu público, e neles residem o melhor resultado. Juntos, site, blog, emails e as redes sociais Orkut e Twitter somam 49%.

O secretário municipal de cultura de Adamantina comemora e justifica que a pesquisa foi lançada com o objetivo de colher opiniões sobre a atuação do órgão e orientar o planejamento estratégico. “Permite identificar os focos positivos e onde precisamos atuar mais, para melhorar a relação custo x benefício e ampliar o alcance das nossas ações”, explica.

Ele explica que as pesquisas são ferramentas importantes no mapeamento e na radiografia do trabalho, em especial na área pública. “Conseguimos uma enxergar o momento, as impressões e as expectativas do público, além de possibilitar saber quem são essas pessoas”, completa.

Segundo o secretário, os dados foram apresentados à Secretaria de Estado da Cultura e orientarão a equipe técnica a compor a programação do Circuito Cultural Paulista, para 2011. “Foi o primeiro uso desses dados para a tomada de decisões. E queremos tomar esses dados como referência para tomadas de decisões futuras na condução da política cultural do município de Adamantina”, disse Acácio.


Postado por Jéssica Nakadaira

Estagiária - Secretaria de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!