quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Equipe do Roda Cultura participa de capacitação em São Paulo


Os produtores do Ponto de Cultura Roda Cultura Henrique Toffoli e Victor Ramon estiveram no SESC Vila Mariana, na capital paulista. para atividades de capacitação da Rede de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, realizado em 7 de dezembro passado.

O encontro, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Ministério da Cultura, contou com a participação de mais de 600 representantes dos pontos de cultura espalhados pelo estado.

A abertura do evento foi feita pelo Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, André Sturm. Contou também, na abertura, com a apresentação da Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene e palestra com a fundadora e presidente da Associação Educacional e Assistencial "Casa do Zezinho", Dagmar Garroux (Tia Dag).

Os produtores do Roda Cultura participaram de oficinas de produção audiovisual, cineclube e utilização de equipamentos durante todo o dia. Foram discutidas técnicas e troca de informações com outros pontos de cultura participantes.

Segundo Henrique Toffoli, "além de capacitar em várias áreas, o encontro pode servir como troca de experiências com outros pontos de cultura, possibilitando criar uma rede de contatos para novas atividade e ações futuras do Roda Cultura".

O encontro permitiu ainda capacitação em outras áreas como: teatro, literatura, cultura popular, música, rádio, dança, circo e artesanato.

Roda Cultura

O Roda Cultura é administrado pela Associação Educacional, Cultural e Comunicação Social de Adamantina (AEC), que participou de um edital público e foi um dos 300 projetos aprovados e apoiados com recursos do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, entre mais de 1500 projetos inscritos, dentro do programa Ponto de Cultura.

Em Adamantina, o projeto tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O contrato entre a Secretaria de Estado da Cultura e a AEC foi assinado em dezembro de 2009 e prevê o repasse de R$ 60 mil anuais, no período de 2010 a 2012, diretamente à Associação adamantinense.

O contrato prevê o repasse total, em 3 anos, de R$ 180 mil, para investimentos e equipamentos e contratação de profissionais arte-educadores. O primeiro repasse foi realizado em janeiro deste ano, quando foram iniciados os investimentos na aquisição dos equipamentos, permitindo a circulação do projeto por 3 bairros da cidade: Jardim Adamantina, Parque do Sol e Jardim Bela Vista.

A participação da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, se dá com a permissão de uso, à Associação, de um ônibus adaptado, onde anteriormente funcionava a biblioteca móvel. O veículo recebeu uma série de melhorias, e agora passa a abrigar o Roda Cultura.

Com recursos da Associação foram adquiridos equipamentos de informática (microcomputadores e notebook), equipamentos de som, projetor multimídia, câmeras filmadora e fotográfica, ar-condicionado, TV LCD de 42 polegadas e outros materiais, além da contratação de profissionais e arte educadores para as oficinas e cursos realizados pelo projeto.


Postado por Jéssica Nakadaira

Estagiária - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!