terça-feira, 30 de novembro de 2010

Encontro em Adamantina discute estratégias para o turismo

Adamantina sediou na manhã da última segunda-feira (29) uma reunião para discutir estratégias para o desenvolvimento do turismo regional, promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual de Turismo, por intermédio da Coordenadoria de Turismo e da AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico).


O encontro promovido teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina, AMNAP – Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista e do Grupo Impacto. Mesmo a AMNAP tendo convidado todos os municípios da região, apenas Adamantina, Inúbia Paulista, Junqueirópolis, Osvaldo Cruz e São João Do Pau D´Alho participaram.


A atividade foi aberta pelo conselheiro estadual de turismo e presidente da AMITur, Jarbas Favoretto. Em sua fala, reiterou a necessidade dos municípios se organizarem em torno dos conselhos municipais. “Falta, nos municípios, dedicar um olhar para o turismo. E a baixa presença dessas cidades, hoje, é reflexo disso”, destaca.


A segunda exposição foi feita pelo ex-prefeito de Brotas, Orlando Barreto. Foi na gestão dele que a cidade começou a ser sensibilizada, e a se organizar, para aquilo que é hoje um dos principais roteiros de turismo de aventura do Brasil. Ele apresentou a palestra com o tema “Turismo: opções de desenvolvimento”.

A terceira exposição foi feita pela técnica da TUR.SP, Juliana Bettini. O órgão está vinculado à Secretaria de Economia e Planejamento e tem a finalidade de planejar, fomentar, desenvolver e coordenar as ações institucionais nas áreas de turismo, eventos, recreação e lazer, de interesse do Estado e seus Municípios.


Adamantina toma posição


Em sua intervenção, o Secretário Municipal de Cultura de Adamantina, Acácio Rocha, apresentou indicadores dos resultados de público e eventos, no município, desde a criação da Secretaria Municipal de Cultura, em 2005.


Em 2008 foram 58 atividades e 77 mil pessoas atingidas. Em 2009, 67 atividades e 90 mil pessoas. Em 2010, números atualizados até 28 de novembro mostram a realização de 47 atividades e 82 mil pessoas atingidas. Nesses números não estão incluídos eventos de grande porte, como rodeio e Expoverde, que individualmente movimentam cerca de 80 mil pessoas a cada ano.


Acácio expôs outro termômetro indicador de movimentação turística na cidade e citou como exemplos a instalação de 4 novos restaurantes e 2 novos hotéis nos últimos dois anos, além de outros 2 hotéis em construção. “É um fenômeno real e visível em nossa cidade. Temos movimentação e indicadores ligados ao turismo de eventos, científico e de negócios, e há outras áreas que podem ser exploradas, como o turismo rural”, explica.


Um primeiro passo nesse sentido, para sistematizar o turismo em Adamantina, foi o envio do projeto de lei à Câmara Municipal, de autoria do prefeito Kiko Micheloni, que muda a estrutura administrativa e cria a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O projeto aguarda votação final pelos vereadores.


Segundo Acácio, a medida possibilitará ampliar a atuação local da Secretaria – agora no campo do turismo – e permitirá a criação de novos canais de diálogo com as áreas ligadas ao setor no Estado e na União. “Temos bons resultados com cultura e um aprendizado que nos orientará diante desses novos caminhos. E queremos trilhá-lo, na construção de uma modelo de gestão para o turismo, focado no turismo de eventos e científico”, destaca.


Para saber mais

Para saber mais sobre as atividades da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina, acesse o blog www.culturaadamantina.blogspot.com e siga no Twitter, pelo perfil @VivaculturA. No Facebook, procure por “Vivacultura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!