quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Circuito SESC de Artes acontece nesta sexta-feira

Acontece nesta sexta-feira, 5, o Circuito SESC de Artes 2010, em Adamantina. A programação será aberta às 14h e seguem até o fim da noite, na Estação Recreio (Pátio da Fepasa), com atividades para todos os públicos e idades.

Neste ano o Circuito SESC traz a Adamantina uma programação cultural composta de diferentes linguagens artísticas: artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro, que será aberta às 14h. O destaque é o show “Baile do Simonal”, com os filhos de Wilson Simonal, Simoninha e Max de Castro.

A estrutura da Mostra mobiliza cerca de 250 profissionais, entre artistas, produtores, técnicos, distribuídos em 6 ônibus que fazem vários roteiros, pelo interior, ABC e litoral paulista. Eles estão na estrada desde o dia 19 de outubro e chegam a Adamantina nesta sexta-feira, 5.

Na bagagem os artistas levam seu repertório e apresentam seus espetáculos, um dia em cada município. Com o ônibus segue um caminhão levando telões de 300 polegadas e inúmeros objetos e adereços, além de palco e cenário.

Além dos artistas o Circuito traz um cronistas, que escreve e publica os textos sobre as cidades por onde passa. Adamantina receberá também um “repórter abelha”, que circulará pela cidade durante o evento, captando depoimentos sobre a relação dos moradores com a literatura - o que leem, o que gostariam de ler. No fim do dia, as pessoas terão a surpresa de se ver no telão, onde seus depoimentos serão exibidos.

Programação

Adamantina

Estação Recreio

14h - Artes Plásticas – Visuais

Cidade Invertida

A bordo de um trailer laboratório, o grupo de fotógrafo promove saídas com câmeras pinhole (máquina fotográfica artesanal, sem lentes, em que a imagem é captada diretamente no papel fotográfico). O objetivo é aproximar o público dos processos tradicionais que remetem aos primórdios da fotografia analógica relacionando estes conhecimentos com a produção de imagens contemporâneas. Com Ricardo Hantzschel, Edison Angeloni, Elizabeth Lee e Gustavo Falqueiro.

Livre

Cidade invertida


16h - Circo

Rubra Pocket Show

Intervenção musical apresentada pela palhaça Rubra e sua minúscula banda: peripécias, palhaçadas, versos e muita música utilizando a linguagem interativa do improviso. As músicas do repertório misturam marchinhas de carnaval, maracatu e sambinhas com bases eletrônicas. Lu Lopes é integrante do grupo Doutores da Alegria, escritora de livros e compositora de músicas para crianças.
Duração: 60 min.

Rubra Pocket Show

16h - Artes Plásticas – Visuais

Jogo Acervo SESC de Arte Brasileira

Com o objetivo de aproximar o universo artístico por meio do contato com obras de arte, uma brincadeira de cartas com imagens impressas de algumas obras do acervo do SESC propõe indagações e reflexões educativas relacionadas aos trabalhos artísticos apresentados.

17h – Teatro

O Comecim das Coisas (La Cascata Cia. Cômica - SP)

O espetáculo traz a história da criação do mundo e a relação entre Deus e o Homem, representada por quatro contadores de histórias. Inspirada no livro Gênesis e na cultura popular regional, a peça reconta o mito universal utilizando elementos do folclore. Deus, Adão, Eva e a Serpente são os personagens que figuram nessa conhecida história sobre a criação divina. Com isso a peça aborda temas essenciais, comuns à condição humana em qualquer lugar do tempo e do espaço. Criada em 1995, com o objetivo de explorar a linguagem do cômico popular e do teatro de rua, em 2005, o grupo passou a se dedicar à linguagem do palhaço.

Duração: 50 min

O comecim das coisas


18h30 - Repórter Abelha

Com a missão de descobrir quais são as referências literárias dos moradores da cidade por onde passa, um vídeo-repórter faz rápidas entrevistas sobre o que as pessoas estão lendo no momento, quais são seus poetas e escritores preferidos. Ao final do dia, esse material é editado e apresentado no telão do palco promovendo um encontro das respostas registradas com o público.
Coordenação: Aldo Quiroga

Com Daniela Laso

Livre

18h35 - Literatura

Rebelião na Zona Fantasma

O poeta apresenta o repertório do CD Rebelião na Zona Fantasma, em que realiza uma surpreendente fusão de poesia e música, na qual a palavra se reveste de entonações, ritmos, divisões e prosódias inusitadas, em estruturas de blues, baladas, jazz e rock'n roll. Ademir Assunção nasceu em 1961, em Araraquara. É poeta, ficcionista e letrista de música. Tem parcerias gravadas com Itamar Assumpção, Edvaldo Santana e Madan. Acompanhamento dos músicos Marcelo Watanabe (violão e guitarra) e Caio Neves (contrabaixo).
Duração: 60min

19h45 - Dança

Membros Cia. de Dança (RJ)

A partir de jogos de movimentos e improvisação, o espetáculo dialoga com o espaço urbano e usa a dança como possibilidade de questionamentos sociais. Nesse sentido, o palco para as criações dos bailarinos é a borda das calçadas, espaço de convivência para crianças e jovens e também local de grande violência nas cidades. Parte da obra é inspirada na Chacina da Candelária, ocorrida em 23 de julho de 1993. A trilha é composta por músicas de Dina Di/DJ KL Jay, Racionais MCs, O Rappa e Chopin.

Duração: 20min

Membros Cia de Dança


20h15 - Multimídia e Internet

Grupo Mesa de Luz (DF)

Nesta performance audiovisual, o grupo manipula imagens, sons e objetos do cotidiano. Sem utilizar material pré-gravado, tudo é executado pelos artistas durante a apresentação. Mesa De Luz foi criado em 2008 e é composto pelos artistas plásticos brasilienses Hieronimus do Vale, Marta Mencarini e Tomás Seferin.
Duração: 40min

Grupo Mesa de Luz

21h - Música

Simoninha e Max de Castro - Baile do Simonal

Show em homenagem a Wilson Simonal com Max de Castro e Simoninha. No repertório, composições célebres gravadas por Simonal nas décadas de 60 e 70, como Sá Marina, Zazueira, País Tropical, Tributo a Martin Luther King e outras. Simoninha é produtor, músico e cantor.Trabalhou com ídolos de diversas gerações como Jorge Ben Jor e Jair Rodrigues e lançou quatro álbuns e dois DVDs. Max de Castro é cantor, compositor, multiinstrumentista, produtor e arranjador.

Duração: 80min

Simoninha e Max de Castro trazem "O Baile do Simonal"


Para saber mais

Para saber mais acesse www.sescsp.org.br/circuito. O internauta poderá acompanhar as histórias das 88 cidades em vídeos e crônicas postadas diariamente por seis cronistas convidados, que produzirão textos, poemas, minicontos, fotos e pequenos vídeos a partir das experiências vividas em cada cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!