terça-feira, 9 de novembro de 2010

Adamantina participa de evento do Arquivo Público do Estado


A Prefeitura de Adamantina esteve representada no III Seminário de Gestão Documental e Tecnologia das Informações: Desafios e Tendências, promovido pelo Arquivo Público do Estado e Metrô, realizado ontem (8), em São Paulo.

Adamantina esteve representada pelo Secretário Municipal de Cultura, Acácio Rocha. Ele explica que o evento teve o objetivo de fomentar a discussão sobre diretrizes e procedimentos necessários para a gestão, a preservação, a segurança e o acesso contínuo aos documentos arquivísticos da administração pública.

O desafio agora, segundo o secretário, é implantar as ferramentas de gestão documental no Arquivo Histórico e em todas as áreas da administração púbica. Em relação ao Arquivo, ele explica que com a finalização das obras de ampliação da Biblioteca Municipal, haverá espaço exclusivo para abrigar o acervo histórico existente, e a partir daí, inicia-se um amplo trabalho para preservação, segurança, digitalização e acesso aos documentos.

Paralelamente, o desafio é digitalizar o acervo histórico legal da Prefeitura de Adamantina, constituído de toda a documentação legal impressa abrigada junto ao gabinete, demais secretarias e no próprio arquivo existente no 1º andar, com especial atenção, também, para as ações de preservação, segurança, digitalização e acesso público aos documentos.

As discussões iniciais nesse sentido, no âmbito da Prefeitura de Adamantina, já foram iniciadas pelo prefeito Kiko Micheloni, assessoria de gabinete, Secretaria de Gabinete, Secretaria Jurídica e Secretaria de Cultura. Nesse processo, Acácio destaca a possibilidade de parceria com o Centro de Assistência aos Municípios, do Arquivo Público do Estado.

Seminário

O Seminário de Gestão Documental foi aberto pelo Coordenador do Arquivo Público do Estado, Prof. Dr. Carlos de Almeida Prado Bacellar, e pelo Diretor de Assuntos Corporativos do Moetrô, Dr. Sérgio Corrêa Brasil. “O desafio está posto: a gestão dos arquivos deve ser prioritária”, disse Bacellar.

Em seguida, o promotor de justiça Dr. Washington Luis Lincoln de Assis falou sobre patrimônio documental e cidadania. “Não se trata de uma mera guarda de papeis, pois estamos falando de direitos culturais e cidadania”, observou. “É um direito intergeracional, pois nos remete ao passado, presente e às futuras gerações”, completa.

O próximo tema foi voltado sobre a preservação de documentos públicos digitais com o professor Humberto Celeste Innarelli, Analista de Sistemas do Arquivo Edgard Leuenroth - AEL/IFCH/UNICAMP e Professor associado da Faculdade de Tecnologia de Americana - FATEC-AM/CEETEPS. Ele falou sobre a gestão dos documentos natodigitais (aqueles que foram gerados exclusivamente por meios digitais) e os documentos digitalizados, obtidos a partir de cópia digital.

O grande desafio na preservação de documentos digitais, segundo o professor, é organizar e preservar seu conteúdo. “Um dia está lá, no outro pode não estar. É um ponto crítico”. Recomendou que não haja dependência a softwares ou hardwares específicos, para que as organizações não fiquem reféns, bem como recomendou migrar formatos e suportes periodicamente, replicar a base digital em locais fisicamente separados, entre outras orientações.

O promotor de justiça. José Roberto Rochel de Oliveira falou sobre os balanços e perspectivas da parceria entre o Arquivo Público do Estado e o Ministério Público Estadual. Depois, falou a advogada Patrícia Peck Pinheiro. Ela é proprietária do maior escritório de direito digital no Brasil.

No período da tarde as exposições foram retomadas com a professora Ieda Pimenta Bernardes, Diretora Técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivo do Estado de São Paulo, que falou sobre critérios para a avaliação, eliminação, transferência e recolhimento de documentos

Depois, o tema foi digitalização de documentos arquivísticos permanentes, com Carlos Augusto Silva Ditadi, do Arquivo Nacional/CONARQ. A última palestra foi com a Prof.ª Dr.ª Valéria Martins Valls Coordenadora da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação - FABCI e docente da pós-gradução da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, que expôs sobre Arquivos e Gestão do Conhecimento.

Técnicas de conservação

Amanhã (10), o secretário participa do último encontro da Jornada Cultural na Pinacoteca do Estado de São Paulo, promovida pelo Centro de Memória Bunge, com o tema “Conservação Preventiva em Acervos Museológicos”.

O tema colocará em discussão os princípios de conservação preventiva em acervos museológicos, passando pelo conceito de reserva técnica, procedimentos em áreas expositivas, princípios de climatização tais como controle de umidade relativa, incidência luminosa, identificação de presença de pragas, controle de poluição, normas de manipulação, transporte e embalagem de obras de arte.

Os temas apresentados na Jornada servirão de base para promover as adequada instalação física do Arquivo Histórico nas dependências da Biblioteca Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!