terça-feira, 19 de outubro de 2010

Prosseguem as obras de ampliação da Biblioteca

Prosseguem a todo vapor as obras de ampliação da Biblioteca Púbica Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”. As obras foram iniciadas em 21 de junho e a previsão é concluí-las ao final de janeiro de 2011, desde que não haja interrupção no cronograma.

No atual estágio foram iniciadas as edificações no piso superior (camarins, sanitários e coxias), já que a estrutura recebeu, semana passada, a concretagem do piso/laje e rampa de serviço. E ainda nesta semana a previsão é executar a concretagem da nova recepção do anfiteatro – uma sala circular – o que permitirá avançar com o levantamento das paredes.

A obra está sendo executada pela empresa Tractor Construções e Saneamento Ltda – ME, de Jales, que venceu a licitação pública, e foi possível a partir de recursos do Governo de São Paulo, intermediados pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), no valor de R$ 300 mil. Os trabalhos estão sendo conduzidos a provocar o menor impacto possível no andamento das atividades da biblioteca.

Segundo o secretário municipal de cultura de Adamantina, serão cerca de 330 m² de ampliação e reforma nos dois pavimentos (biblioteca e anfiteatro) em direção à avenida Rio Branco, dando maior funcionalidade ao local, maior capacidade de público e total atenção à acessibilidade para portadores de necessidades especiais ao salão, sanitários e inclusive no palco e seus camarins.

A área superior (anfiteatro) terá a sua atual estrutura reservada exclusivamente para a ampliação da platéia, com a demolição dos atuais palco e camarins. Na nova área a ser construída estarão o novo palco em dimensões que permitirão trazer a Adamantina espetáculos das mais diversas naturezas e coxias com camarins e sanitários masculino e feminino, inclusive adaptados para acessibilidade.

O acesso de atores e equipe técnica aos camarins, sanitários, coxias e palco ganhará uma entrada de serviço, por meio de rampa externa, assegurando total acessibilidade.

Ainda no pavimento superior serão realizadas outras mudanças. A passarela que dá acesso ao anfiteatro será ampliada, coberta e parcialmente fechada com vidros temperados e funcionará como um foyer (recepção), com contornos arredondados. O acesso aos sanitários pelo público (masculino, feminino e acessíveis), no anfiteatro, se dará a partir do foyer e não mais pelo salão da platéia.

Com a construção dos novos sanitários adaptados, a atual sala do Arquivo Histórico no piso superior será remodelada e funcionará com o cabine de controle e área de despejo de equipamentos de som e luz.

Outra mudança é a eliminação das janelas laterais do anfiteatro, que serão fechadas com alvenaria, garantindo maior controle interno de som (eliminação de ruídos externos), controle de iluminação e ar condicionado, reduzindo seu consumo.

No piso inferior as mudanças acompanharão as novas dimensões do prédio, com ampliação do salão de leitura, remodelação dos sanitários, construção de sanitários com acessibilidade e a construção de duas novas salas, ampliando duas existentes atualmente.

A primeira delas receberá o acervo de obras de referência, com guichês de atendimento. A segunda receberá o Arquivo Histórico, que ganhará uma área exclusiva para acondicionamento e outra reservada para pesquisas e consultas.

As esquadrias metálicas das janelas que serão retiradas no piso superior serão aproveitadas na ampliação do piso inferior, respeitando as características do prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!